O que é Nutrologia e para que serve?

ARTIGOS - 17:46:24

 A Nutrologia é a especialidade médica, reconhecida pela Associação Médica Brasileira, que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo normal e tem como principal objetivo prevenir, diagnosticar e tratar doenças nutricionais do ser humano.
    O médico nutrólogo visa a saúde física e mental do indivíduo, através da manutenção das funções do corpo humano e principalmente pela prevenção de doenças crônicas. Cabe a ele orientar sobre alimentação adequada para saúde, correção do peso e aumento da longevidade em busca de uma melhor qualidade de vida. 
Inúmeras doenças comuns na nossa população têm íntima relação com a qualidade dos nutrientes que comemos. Dentre essas doenças podemos citar obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose e até alguns tipos de câncer. 
O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando hábitos alimentares mais saudáveis e corretos. Ele identifica erros na alimentação e esclarece os pacientes, visando a melhora na qualidade de vida. Além da mudança comportamental, como o nutrólogo é médico, está autorizado a prescrever medicamentos quando julgar necessário para auxílio no tratamento.
A avaliação nutrológica no consultório é abrangente, inclui anamnese adequada, exame físico, exame complementar para avalição da composição corporal e exames séricos. Só então é possível elaborar o plano de tratamento individualizado para cada paciente. 
    Deste modo, a Nutrologia tornou-se mais uma ferramenta na melhora da saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

 

Art Hair By Maria Clara

Art Hair By Maria Clara

Rua Rio de Janeiro, 2855, Coester, Fernandópolis 
(17) 3463-2767

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');