Obesidade e Avaliação da Composição Corporal

ARTIGO - 08:18:57

   A obesidade pode ser definida como o acúmulo de tecido gorduroso, localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrino-metabólicos. 
    Estima-se que mais de 115 milhões de pessoas no mundo sofram de problemas relacionados a obesidade e sobrepeso nos países em desenvolvimento. A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo e faz uma projeção assustadora de que em 2025 existirão cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade pode atingir a marca dos 75 milhões caso nada seja feito.
    As causas da obesidade são complexas e decorrentes de muitos fatores interligados entre si: interação dos genes com o ambiente, estilo de vida, fatores emocionais. O desbalanço energético pode ocorrer por redução no gasto energético, aumento do consumo de calorias ou ambos. A atividade física é o componente variável mais importante envolvido nesse balanço.
    A obesidade é um fator de risco para inúmeras doenças, tais como diabetes, hipertensão arterial, infarto, acidente vascular cerebral, alteração do colesterol e triglicérides, doenças ósseas e inúmeros tipos de câncer.
    Existem vários tipos de avaliações para diagnóstico do sobrepeso e obesidade. O mais conhecido utiliza apenas a altura e o peso, o chamado Índice de Massa Corpórea (IMC), porém essa medida não leva em consideração a qualidade do peso, não diferencia a massa de gordura da massa magra. Existem ainda a avaliação das pregas cutâneas, a medida da circunferência abdominal que tem correlação direta com o risco cardiovascular (correlação com a gordura visceral) e a bioimpedância elétrica que consegue determinar dentro do peso total as variações da massa corporal (gordura, massa muscular, água e massa óssea). 
    A partir da avaliação completa do paciente e determinação individual dos fatores envolvidos naquele diagnóstico de obesidade e, após o exame clínico com determinação da composição corporal, pode-se planejar a melhor terapêutica para tratamento dessa doença tão complexa. 

 

Art Hair By Maria Clara

Art Hair By Maria Clara

Rua Rio de Janeiro, 2855, Coester, Fernandópolis 
(17) 3463-2767

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');