Fitoterápicos funcionam?

ARTIGO - 09:29:04

Os fitoterápicos são medicamentos desenvolvidos a partir de diversas plantas com propriedades medicinais e o seu uso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1978, porém são utilizados há muito tempo e fazem parte da evolução do homem. 
A matéria-prima utilizada na fabricação desses medicamentos é a planta ou partes de uma planta tratada por processos que preservem o fitocomplexo. Deve conter apenas a matéria-prima ativa vegetal, não podendo incluir na sua composição substâncias ativas sintéticas. Esses medicamentos são dispensados na forma de chás, sachês, cápsulas, comprimidos, xaropes, pomadas, cremes e loções. 
Todos os fitoterápicos industrializados devem ser registrados na ANVISA para que possam ser relacionados, relatados e testados todos os benefícios do produto, doses terapêuticas recomendadas, efeitos colaterais, interação com outros medicamentos e doses com potencial de toxicidade. 
São ótimas opções para tratamento de inúmeras doenças, porém ainda pouco conhecidos e pouco valorizados pela classe médica e também pacientes. Vêm ganhando espaço atualmente na busca por terapias alternativas, menos agressivas e em alguns casos, mais baratas. 
Como todo medicamento, deve ser bem indicado e prescrito sempre por um médico que saiba administrá-los sem riscos, nas doses ideais, em associação ou não a outros medicamentos que por ventura o paciente já faça uso. É comum o uso indiscriminado de diversas substâncias fitoterápicas por influência da cultura popular, porém, devemos lembrar que dessa maneira não é possível garantir segurança no seu uso. 
Procure sempre o seu médico para orientações corretas!

 

Art Hair By Maria Clara

Art Hair By Maria Clara

Rua Rio de Janeiro, 2855, Coester, Fernandópolis 
(17) 3463-2767

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');