O CISARF E OS 900 PACIENTES

ARTIGOS - 17:37:52

Esta semana aconteceu a eleição da nova diretoria do Cisarf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis. Não se trata de ação meramente protocolar de uma associação de municípios. Trata-se  sim, do interesse de cerca de 900 pacientes que são atendidos mensalmente por médicos especialistas  nas áreas de psiquiatria e vascular. Só para se ter ideia da importância do consórcio, os quatro médicos psiquiatras do Cisarf atendem  700 pacientes mês. O vascular atende 180. Sem contar os exames de ultrassonografia.

Assim, mais do que uma associação de prefeitos para se reunir e tirar fotos, o Cisarf representa para os contribuintes de Fernandópolis, Estrela d´Oeste, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São João das Duas Pontes, São João do Iracema e Turmalina, a única porta aberta para esse tipo de atendimento. Isso aumenta a responsabilidade de todos os prefeitos.

André Pessuto, prefeito de Fernandópolis, está na presidência do Cisarf nos próximos dois anos. Sobre seus ombros recai grande responsabilidade. Sozinha Fernandópolis absorve mais de 60% desse atendimento e, por consequência, é o município que mais contribui para o consórcio. Atrasar pagamento, como já ocorreu em anos anteriores, pode comprometer a saúde do Cisarf e, principalmente, dos pacientes atendidos. E isso é inconcebível. Caberá a Pessuto dar o exemplo, até para cobrar os parceiros.

Bate pronto

A ansiedade, que o prefeito André Pessuto confessou no início da gestão em entrevista à Rádio Difusora, parece ter contaminado a equipe de governo. O gerente do Almoxarifado Chico Arouca, diz que anda com boca seca e dormindo pouco por conta da chuvarada que não dá trégua. Arouca sofre com os buracos que aparecem do centro à periferia sem poder colocar a equipe à campo. Faz-se o que dá...

Assessores diretos relatam que o prefeito anda elétrico. Quem acompanha sua agenda nas redes sociais, sabe disso.  E isso também contagia a equipe. O secretário de Esportes  e Lazer, Juracy Rossato Jr, o Dunga, por exemplo, arregaçou as mangas  no final de semana pilotou o trator na poda do gramado do Beira Rio. A manter o ritmo, a equipe deve dar outra cara à cidade em pouco tempo.

Na Orquestra de Sopros de Fernandópolis, 10 entre 10 integrantes apostam todas as fichas de que o prefeito André Pessuto vai, enfim, tirar a orquestra lá de baixo das arquibancadas do Estádio Claudio Rodante. Sonho antigo de uma instituição que tem elevado o nome da cidade no mundo da música. Por enquanto, a diretoria conta com o prefeito para receber as parcelas que restam da subvenção do ano passado. Uma parcela saiu esta semana.

Ainda sobre o Cisarf: O novo Conselho de Prefeitos terá como presidente André Pessuto (Fernandópolis); vice-presidente - Lucilene Cabreira Garcia Marçola (Macedônia); e secretária - Luciana Dias Rodrigues (São João de Iracema).  O Conselho Fiscal ficou assim: presidente - Lívia Luana Costa (Ouroeste); vice-presidente - Fernanda de Menezes Andréa (Turmalina) e o secretário - Marcos Adriano da Silva (Estrela d´Oeste).

Votuporanga já prepara o contragolpe para não ficar atrás de Fernandópolis na representação política. Hoje, Fernandópolis se destaca por ter representação na Assembleia Legislativa (Gilmar Gimenes) e na Câmara Federal (Fausto Pinato). Na cidade vizinha já articulam a chapa Carlão Pignatari e Junior Marão para concorrer as eleições de 2018. Fala-se em Carlão para federal e Marão para estadual. Ou, vice-versa...

O prefeito André Pessuto nomeou esta semana a Comissão Permanente da Prefeitura para avaliação de imóveis para fins de desapropriação, aquisição, venda, permuta, doação e locação. A comissão será presidida pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Wagner Kamyama e terá ainda Maria Isabel Guidotti e Weligton Rodrigo Braz. A comissão deve começar a trabalhar para avaliar alguns imóveis da prefeitura para venda, entre eles, o antigo Paço da Rua São Paulo. É preciso reforçar o caixa...

Claudemir Cabreira

Claudemir Cabreira

Jornalista. 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');