BASTIDORES

ARTIGOS - 10:18:01

A CRISE...

financeira da Santa Casa foi o fato mais relevante da semana, cujos desdobramentos ameaçam a tranquilidade da população que de vez em quando são alardeadas com a possibilidade de fechamento do maior hospital da cidade.

AS...

declarações do novo provedor, Edilberto Sartin, publicadas pela imprensa no último final de semana expondo a situação do hospital (dívida de R$ 28 milhões e déficit mensal de 600 mil reais) provocaram reações de vários segmentos da sociedade, em especial da APM – Associação Paulista de Medicina, Regional de Fernandópolis.

LOGO...

na segunda-feira pela manhã, o presidente da APM, Marcio Gaggini, cancelou em cima da hora a conversa agendada com a imprensa, quando detalharia o ofício que mandara à Santa Casa, solicitando: “Auditoria Independente, em todos os níveis e setores do Hospital, com experiência e sem vínculos com a Provedoria, Conselhos e Médicos da Instituição”.

GANHOU...

prioridade naquele momento, o encontro que reuniu a presidência da APM e a Provedoria da Santa Casa. Os jornalistas não tiveram acesso à reunião realizada em clima tenso, criando um clima de expectativa diante da gravidade da situação. Nas horas seguintes, ninguém se manifestou publicamente.

NA...

quarta-feira, através de uma nota, o presidente Sartin, disse que estava satisfeito com levantamento interno feito na Santa Casa,

e que a prioridade neste momento é “apagar o incêndio”. Entretanto, lembrou que se alguma entidade considerar prioritário realizar outra auditoria, que pague por ela. Por fim disse que a contratação de um administrador hospitalar está nos planos da Santa Casa, também pedido pela APM.

DE...

todas as declarações que procuraram retratar as dificuldades pelas quais passa nosso principal hospital, a do empresário Edilberto Sartin, recém eleito provedor da Santa Casa, por ocasião da coletiva com a imprensa no dia 20,foi a que mais despertou preocupação:  “ A situação é mais do que crítica, tanto que pela primeira vez na historia chegou-se a cogitar a possibilidade de entregar a entidade para outra OSS – Organização Social de Saúde”.

TALVEZ...

seja a única saída. Dificilmente, por melhores que sejam as intenções dos conselheiros, o “plano de trabalho” será posto em prática por completo, pela entidade. Ele, o plano, abrange renegociação de contratos com os médicos, fornecedores e prestadores de serviços. Trata-se de mexer com direitos adquiridos ao longo dos anos - um enfrentamento que vem sendo postergado há muito tempo.

SE...

André Pessuto elegeu a saúde como uma das três prioridades, ao lado de geração de empregos e infraestrutura, vai ter que incluir na maratona dos primeiros dias de governo, um tempo para colocar na pauta a crise da Santa Casa. O pronto socorro, que é responsabilidade do município, nunca teve a verba que merece. O novo prefeito sabe disso.

 

 

 

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');