Oito coisas que você precisa saber para lavar o cabelo do jeito certo

ARTIGOS - 08:18:14

Pode lavar todos os dias? Qual é a quantidade certa de shampoo? Condicionador é mesmo essencial? Acabe já com todas as suas dúvidas. Os seus fios vão agradecer – e muito!

A conquista do cabelo dos sonhos é um processo que começa em casa, fundamentalmente, pela lavagem. Parece banal, mas lavar os fios da maneira correta é essencial para mantê-los sempre brilhantes e saudáveis. Então, chegou a hora de dar fim a todas as dúvidas sobre este hábito simples, mas que exige certos cuidados.

Pode lavar o cabelo todos os dias?

Sim, a não ser que você comece a notar fios quebrados. Para tirar a prova, repare se tem perdido mais cabelo do que o normal ou se alguns fios curtinhos estão aparecendo na coroa da cabeça.

Passar muito shampoo é ruim?

Desde que você o enxágue completamente, não há problema. Mas vale lembrar que o excesso de espuma pode reduzir muito a hidratação natural dos fios. Portanto, procure usar como base uma quantidade semelhante ao tamanho de uma moeda de 25 centavos. A variação vai depender do comprimento do cabelo.

Qual é a temperatura ideal da água?

Passe sempre longe da água quente! Ela é capaz de deixar os fios flexíveis e sujeitos à quebra. Dê preferência à temperatura morna, que dissolve melhor o sabão e permite um enxague mais efetivo. Mas, em seguida, encare um jato de água fria para garantir que os nutrientes do shampoo e condicionador penetrem nos fios, que as cutículas se fechem e que o brilho apareça instantaneamente.

Usei um shampoo vencido. E agora?

Não precisa se desesperar. Um shampoo velho não vai causar nenhum dano aos seus fios. O único problema é que ele não será tão eficiente quanto antes. Normalmente, a vida útil dele gira em torno de dois a três anos, mas vale ficar atenta à separação de camadas, mudança de cor ou alteração de cheiro.

De quanto em quanto tempo é aconselhado usar um shampoo de limpeza profunda?

Se você usa finalizadores com frequência ou pratica natação, use o anti-resíduos duas vezes na semana. Fora isso, o intervalo de tempo pode ser ainda maior.

Quanto mais caro o shampoo, melhor ele será?

Definitivamente, não! A eficácia de uma fórmula vai depender somente das suas preferências pessoais quanto ao cheio e textura, e também da maneira como o seu fio reagiu a ele. Além disso, é importante saber que algumas marcas investem muito dinheiro em pesquisas e novas tecnologias, mas podem manter os preços baixos, porque fabricam em grande quantidade. Em alguns casos também, você estará realmente pagando pela embalagem. Portanto, não foque no preço, mas no resultado.

Qual é o momento certo de trocar de shampoo?

Com o passar do tempo, dá mesmo a impressão de que, sem mais nem menos, o shampoo para de fazer efeito. Fato é que não foi o produto que mudou, mas o cabelo que já atingiu todos os benefícios que o item poderia proporcionar. Sendo assim, o couro cabeludo começa a sofrer com o acúmulo de resíduos. Quando isso acontece, o melhor a fazer é consultar o cabeleireiro para que ele diagnostique as novas necessidades do seu fio.

Preciso mesmo usar condicionador?

Sempre! Ele faz o que o shampoo não é capaz de fazer, como fechar as cutículas, deixar o cabelo mais maleável e reparar as pontas duplas. Todo o cabelo sofre com danos, uns mais e outros menos.

Art Hair By Maria Clara

Art Hair By Maria Clara

Rua Rio de Janeiro, 2855, Coester, Fernandópolis 
(17) 3463-2767

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');