BASTIDORES

ARTIGOS - 16:51:20

A AGENDA...

positiva do prefeito André Pessuto com ações céleres nos primeiros dias de governo (reconhecida até por boa parte de seus adversários), sofreu um profundo desgaste na segunda-feira, 30.

O ENCONTRO...

do prefeito com representantes do funcionalismo público municipal, na Câmara Municipal (casa cheia), foi um das maiores, quem sabe o maior constrangimento político sofrido por Pessuto. Foi vaiado,várias vezes, ao defender a extinção do 14º salário  da categoria.

CERTAMENTE...

a delicada situação financeira da prefeitura, responde pelo encaminhamento do projeto do Executivo à Câmara, pedindo a extinção do abano de R$ 1.200 (valor do salário mínimo da prefeitura) a todos os funcionários, pagamento instituído em 1994 pelo prefeito Luiz Vilar. que ocorre no mês de aniversário do servidor.

SEGUNDO...

informações da prefeitura, os gastos anuais com o salário complementar consomem anualmente 2 milhões de reais dos cofres públicos, e contemplam 1.620 funcionários. Não entram na lista os secretários, nomeados pelo prefeito sem necessidade de  concurso.

DIANTE...

da reação enfurecida do presidente do sindicado dos funcionários, o prefeito recuou e pediu de volta o polêmico projeto. Prometeu um estudo de viabilidade para compensar as perdas dos funcionários, mas, um servidor exaltado cobrou uma proposta concreta do patrão.

INCONSTITUCIONALIDADE...

além da penúria de caixa, tem sido uma das alegações do poder público. "Gente, pelo amor de Deus, eu preciso que vocês me entendam. Prefeito nenhum gostaria de fazer isso, mas eu preciso se não quem responde lá na frente por improbidade administrativa sou eu", disse Pessuto.

DURANTE...

23 anos os funcionários receberam o abono (não é correto a nomenclatura 14º salário) sem que se levantasse qualquer dúvida sobre sua legalidade. Os prefeitos sempre viram no benefício uma maneira de incentivar os funcionários na data do aniversário deles.

AGORA...

em meio à crise, os questionamentos surgem. No caso de Fernandópolis, com os caprichos do destino. Coube a André Pessuto a iniciativa de cortar um benefício criado pelo seu padrinho político, Luiz Vilar. E mais: naquele dia 30, Pessuto comemorava seu 41º aniversário. Parabéns e vaias marcaram a data.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');