Uma obra bem planejada

ARTIGOS - 08:33:20

Quando se fala de construção, a realidade é que o empreendimento deste tipo é, evidentemente, complexo e necessita de vários profissionais. São dezenas de especialistas que vão, pouco a pouco, fazendo parte da obra, para cumprir a finalidade para o qual foi idealizado. Cada um destes profissionais precisa ter um plano de ação, até para poder fazer um orçamento justo e correto em termos de material, mão-de-obra e tempo de execução.

Por incrível que pareça, muita gente pensa que a obra começa quando chega o pedreiro. “Enorme engano!” Quando o pedreiro ou empreiteiro chega no terreno, para começar os trabalhos, muita coisa já foi realizada, como: projeto arquitetônico, de instalações elétricas e hidráulicas, de estrutura de fundação e de impermeabilização (e este último que indevidamente é deixado de lado), compra de materiais, aprovação nos órgãos públicos, orçamentos de diversos tipos.

E quem é que faz tudo isto? São Arquitetos ou Engenheiros especializados em orçamentos que estão acostumados com orçamentos e a orçamentação, profissionais que são conhecedores dos valores de materiais, da mão de obra e suas composições, taxas e impostos e outros custos oriundos da obra. E o que se gasta com estes profissionais retorna ao investidor ao longo da obra, com juros e correção monetária, pois o valor real da obra foi estimado e sem sustos.

Uma construção bem planejada é como uma peça de teatro, cada ator sabe exatamente quando deve entrar em cena e o que tem de fazer, preparando o terreno para os próximos atos. Numa construção, se esta sequência for mal planejada ou mal executada resultará em uma inevitável tortura.

A obra poderá custar bem mais do que o estimado inicialmente, não ficará como era esperado, ou seja, não atenderá à finalidade que se esperava.

Aparecerão patologias como trincas, infiltrações, insalubridade ou instalações elétricas e hidráulicas problemáticas.

Isto, claro, se a obra chegar ao fim, pois na maior parte dos casos, o destino de uma obra mal planejada é a paralisação e processos judiciais.

Kza&Cia

Kza&Cia

Avenida dos Arnaldos, 2255, Jardim Pôr do Sol, Fernandópolis 
(17) 3463-1016
(17)3462-3713 

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');