A pele na Maturidade

ARTIGOS - 09:13:55

Eles chegam devagar e, no início, quase não são notados, com o passar do tempo, rugas, manchas, e sulcos envelhecem a expressão. Infelizmente não há como evitar estes sinais, mais há muito que fazer para atenuá-los. E os cuidados são a todo instante.

O envelhecimento cutâneo se traduz pelo afinamento da pele, que adquire uma aparência frágil, torna se mais seca e pálida. Devido a perda de colágeno e elastina, aos poucos, ela perde sua elasticidade, levando ao aparecimento de rugas. A falta de colágeno também resulta no afinamento dos lábios, um dos sinais mais evidentes da passagem do tempo, ao lado da papada, resultado do acúmulo de gordura dessa região.

Em conseqüência da ação acumulativa dos raios solares há um descontrole na produção do pigmento da melanina, dando origem as manchas. As mudanças são ainda mais significativas em quem abusou do sol, do cigarro e da má alimentação na juventude. As mudanças se iniciam em torno dos 35 anos, de forma gradual, e se intensificam a partir da pré-menopausa, quando já se notam algumas alterações, como flacidez do pescoço. Nesse período, há também uma diminuição do tecido gorduroso na face, nádegas, mãos e pés, e as rugas se tornam mais evidentes.

Na menopausa, as mudanças são mais significativas devido a queda dos hormônios femininos, principalmente o estrogênio, exigindo cuidados redobrados, principalmente com a exposição solar, o cigarro e bebidas alcoólicas. Alimentação balanceada e suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos, quando necessários, suavizam essa passagem. A atividade física regular também é essencial.

Começar a se cuidar o quanto antes, adotando medidas preventivas, como tratamentos que busquem hidratação e o estímulo do colágeno da pele, o uso do filtro solar que deve começar na infância chega à maturidade com a pele mais bonita. O tratamento deve ser prescrito de acordo com cada perfil da cliente. É preciso levar em consideração o tipo de pele e o estilo de vida, entre outros fatores.

Damaris Marques

Damaris Marques

Clínica de Estética

Rua Sergipe, 358 - Centro - Fernandópolis – SP

17 99195-7063  /  99673-7078  /  98152-8762

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');