Como consertar rachaduras em paredes de alvenaria

ARTIGOS - 09:00:49

Revestimentos de parede: aprenda a diagnosticar e como consertar rachaduras em paredes.

Atenção: As orientações aqui apresentadas são restritas a patologias simples, para pequenas construções e que não envolvam problemas estruturais. Para qualquer situação diferente desta, ou em caso de dúvida, deve-se recorrer a um profissional especializado.

Sintomas

Fissuras dispersas na superfície, podendo apresentar-se em formato de “mapa”.

Causas possíveis e diagnóstico

Retração (encolhimento) do revestimento, causado por excesso de aglomerante (argamassa muito rica em cimento);

Cura incompleta do substrato (parede de alvenaria ou concreto) ou da camada anterior do revestimento;

Expansão da argamassa de assentamento da alvenaria, causada por hidratação retardada da cal ou presença de argila na areia.

Exames complementares

Deve haver certeza sobre a fissuração se é só do revestimento e não da alvenaria. Havendo dúvida sobre isso, deve-se remover um trecho do revestimento e verificar se a alvenaria também não está fissurada. Caso note fissuração também na alvenaria, deve-se buscar o diagnóstico nas causas possíveis de fissuração de alvenaria, vistos no item anterior.

Pode ocorrer também, se a causa do problema é retração, que o revestimento esteja fissurado mas ainda aderido, não precisando ser todo removido. Para se saber qual é a necessidade de remoção, deve-se fazer o teste do bate-choco. Nas áreas onde for obtido o som cavo o revestimento estará comprometido e precisará ser substituído.

Recuperação

Como consertar rachaduras em paredes

Se a causa for retração de pequena intensidade e sem comprometimento do revestimento, o procedimento é o seguinte:

Paredes internas: aplicar camada do produto apropriado para reparos de trincas e fissuras, posteriormente aplicar uma camada de resina PVA (massa corrida), fechando-se a fissuração e regularizando-se o revestimento. Depois disso aplicar pintura de acabamento. Caso a pintura original não tenha sido feita com massa corrida, esse procedimento deverá ser estendido a toda a parede, para igualá-la;

Paredes externas: procedimento igual ao da parede interna, porém aplicando-se massa corrida à base de resina acrílica;

Para os demais casos e havendo comprometimento da aderência do revestimento, o procedimento recomendado é remover todo o revestimento e reexecutá-lo, conforme as orientações técnicas. Se a causa for cura incompleta ou expansão da argamassa de assentamento, deverá ser aguardado tempo suficiente antes de fazer a recuperação.

Kza&Cia

Kza&Cia

Avenida dos Arnaldos, 2255, Jardim Pôr do Sol, Fernandópolis 
(17) 3463-1016
(17)3462-3713 

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');