Dentes de porcelana: entenda a diferença entre faceta e lente de contato

ARTIGOS - 08:41:03

Qual é a diferença entre faceta e lente de contato?

As facetas e as lentes de contato são feitas em porcelana e indicadas para serem coladas na frente do dente. O que diferencia uma da outra é a necessidade de desgaste dental e a espessura. As facetas requerem maior desgaste dos dentes, sendo indicada para dentes que possuem múltiplas restaurações, ou que a cor esteja muito alterada, escurecida. “Já as lentes de contato não requerem nenhum preparo e são extremamente finas, chegando a ter 0,2 mm, mais fina que uma unha”.

O benefício dos tratamentos de

porcelana

Ambas corrigem discrepâncias (quando o paciente tem um dente maior que o outro, assimétricos), dentes escurecidos e resistentes ao clareamento dental e fechamento de diastemas (espaços entre os dentes). Servem também para alterar o formato dos dentes e dar maior harmonia ao sorriso.

Existe contraindicação?

Estes procedimentos são contraindicados para pacientes que tem os dentes muito comprometidos, com cárie ou restaurações. Neste caso, coroas em porcelana são mais indicados, pois abrangem todo o dente e não só a parte da frente, como nos procedimentos citados. Também não são indicadas para pacientes que não possuem boa saúde gengival e uma mordida desequilibrada.

Como são feitos os moldes?

O que varia entre um e outro é a forma do preparo, que nas lentes de contato praticamente não existe. Na consulta inicial é feito um protocolo fotográfico e uma análise facial e dentária do paciente. A partir daí, planejamos o tamanho, formato e cor dos novos dentes, de acordo com a queixa principal e necessidade estética do paciente.

Em seguida, preparamos os dentes que receberão o tratamento e moldamos. A moldagem é enviada ao laboratório, junto com o enceramento que utilizamos para fazer o mockup (o enceramento e o mockup são as provas do tratamento final, de como vai ficar). Assim, o laboratório irá realizar as porcelanas dente por dente de acordo com o que planejamos junto ao paciente. Em suma, são tratamentos normalmente rápidos, necessitando apenas de 2 a 3 sessões.

Existe o risco das facetas e/ou das lentes caírem?

Com o avanço da tecnologia dos materiais utilizados, o risco de caírem é extremamente baixo. Se o paciente não tem hábitos como roer unha e morder caneta, e tem uma mordida equilibrada, o risco de cair é praticamente zero.

Quais os cuidados que devem ser tomados pra não prejudicar as facetas, nem as lentes?

É importante sempre retornar ao dentista para fazer a prevenção de todos os dentes, inclusive os com a porcelana. Pode ser feita de seis em seis meses, ou em tempo determinado pelo dentista que realizou o tratamento. Além disso, o paciente deve manter uma boa saúde gengival e não esquecer o fio dental. Orientamos o uso de escovas extras m

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');