Homens: como cuidar dos cabelos secos

ARTIGOS - 10:29:47

Veja como mantê-lo sempre hidratado e macio. As dicas vão te ajudar a ter fios mais saudáveis.

Não são só as mulheres que sofrem com algumas características dos fios. Os homens também passam por isso! Alguns deles não sabem como lidar com o cabelo seco masculino. Mas nós estamos aqui para ajudar a resolver o problema, que tem solução, sim. Primeiro, é necessário tentar entender por que algumas pessoas apresentam uma tendência maior ao ressecamento. Vamos investigar?

Cabelo seco masculino: por que ele fica assim?

Os cabelos, tanto de homens, como de mulheres, podem ficar ressecados por vários motivos. Agressões externas, como o uso de química, de secador, chapinha, modelador de cachos, o excesso de exposição ao sol, ao vento e à poluição. Tudo isso pode agravar o problema já que, com o desgaste das cutículas, as células que revestem e protege o fio, a umidade se perde mais facilmente. Daí aquele aspecto seco.

Outro motivo pode ser o próprio formato dos fios. Quem tem cabelos cacheados ou crespos costuma sofrer mais com o problema porque a haste tem um design em espiral, que dificulta o deslizamento da oleosidade natural, produzida pelas glândulas sebáceas no couro cabeludo, até as pontas, causando o ressecamento. Homens e mulheres estão sujeitos a isso.

O cabelo também pode ter essa característica natural e ser mais seco mesmo, por fatores genéticos. Aí, o jeito é cuidar sempre.

Como tratar o cabelo seco masculino

Em primeiro lugar, é preciso escolher os produtos certos para esse tipo de cabelo. Nada de usar qualquer cosmético que estiver disponível no box, viu? Prefira shampoos e condicionadores com alto poder de hidratação. A frequência de lavagem deve ser menor, porque a ação detergente dos shampoos pode desgastar ainda mais o fio. Duas vezes por semana pode ser o suficiente, dependendo do fio e do estilo de vida.

Vale também apostar na pré-lavagem. Leva um pouquinho de tempo, a gente sabe, mas o resultado compensa tudo. Funciona assim: de dez a trinta minutos antes de entrar no chuveiro, aplique um óleo de tratamento de origem vegetal pelos fios e espalhe bem. Depois, lave normalmente. O produto vai nutrir a fibra capilar e ainda protegê-la do ressecamento causado pelo shampoo durante a lavagem.

Hidratação é tudo!

Muitos homens sentem preguiça, mas, não tem escapatória: quem sofre com cabelos secos e quer resolver ou, pelo menos, amenizar o problema não pode fugir da hidratação. Como eles podem não estar acostumados, há chances de achar complicado ou demorado. Mas, acreditem: quando você pegar o jeito e criar o hábito, vai fazer sem nem perceber.

Escolha um bom creme de tratamento, formulado para o seu tipo de cabelo, e use pelo menos uma vez por semana. Espalhe bem pelas pontas e deixe agir pelo tempo necessário, recomendado na embalagem. Depois, enxágue com cuidado para não deixar resíduos, que podem obstruir os poros e causar outros problemas, entre ele, a queda de cabelos.

Leave-in

O leave-in também pode – e deve! – ser usado pelo público masculino. O produto não precisa de enxágue e ajuda a manter o fio protegido e hidratado por mais tempo, depois do banho.

Art Hair By Maria Clara

Art Hair By Maria Clara

Rua Rio de Janeiro, 2855, Coester, Fernandópolis 
(17) 3463-2767

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');