Vacinação contra gripe é iniciada

SAÚDE - 08:22:18
Vacinação contra gripe é iniciada

A campanha de vacinação contra a gripe começa hoje, 17, em Fernandópolis. Na primeira semana serão vacinados somente os profissionais de saúde dos hospitais. A partir do dia 24, as UBSF - Unidades Básicas de Saúde da Família - estarão abertas em campanha seguindo o calendário de anos anteriores, obedecendo a ordem de grupos prioritários.  
Serão imunizadas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos e idosos, mulheres que acabaram de ter bebês, pessoas com doenças crônicas, / imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducatovas,  professores das escolas públicas e privadas. 
Ao procurar as UBSF’s, além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado. As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
Em 2016, o município notificou 106 possíveis casos da doença, sendo que 78 deles foram descartados e 28 confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz e outros três por laboratórios particulares. Deste ano, há nove notificações, sendo oito deles descartados e um aguardando resultado de exame. São monitoradas pela Vigilância Epidemiológica Municipal as síndromes respiratórias agudas graves, que são aqueles pacientes que necessitam de internação hospitalar.
“DIA D”
A Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 13 de maio o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a gripe. Todas as unidades de saúde estarão abertas neste dia, inclusive a Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 17h.
H1N1
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO 
Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;
Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;
Fazer uso do álcool gel;
Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;
Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.

 

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');