Unidades de saúde abrem neste sábado para vacinação contra a gripe

SAÚDE - 07:45:51
Unidades de saúde abrem neste sábado para vacinação contra a gripe

O sábado, 13, será dia de vacinação em Fernandópolis. No conhecido dia “D”, ficarão abertas das 8h às 16h as salas de vacina de todas as unidades de saúde do município, inclusive a Central de Saúde, para a campanha contra a gripe.
Fazem parte do grupo que deve ser imunizado professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.
Por enquanto, a adesão à campanha é considerada baixa no município, com cerca de 60% do público alvo imunizado; 10.800 doses da vacina foram aplicadas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe.
Ao procurar as UBSF’s, além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado; professores precisam apresentar seus holerites. As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Como já citado, é importante destacar que essa vacina também protege contra o tipo ‘H3N2’ do vírus da gripe. Em 2017, foram registrados três óbitos com este tipo de vírus aqui no município de Fernandópolis.   

 

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');