Secretaria de Meio Ambiente entre 40 litros de óleo usado à ACARF

GERAL - 11:18:29
Secretaria de Meio Ambiente entre 40 litros de óleo usado à ACARF

O descarte incorreto do óleo de cozinha contamina rios e lagos, obstrui o fluxo de esgoto, impermeabiliza o solo, entre outros efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Em contrapartida, sua reutilização de forma adequada colabora para a redução da poluição atmosférica, do efeito estufa e para a promoção de saúde.
Em Fernandópolis, há cerca de dois meses, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente - em parceria com a Secretaria de Educação e a Sabesp – iniciou um trabalho para a coleta de óleo de cozinha saturado (já utilizado). Além da arrecadação do produto, a campanha orienta a população sobre o descarte correto.
Nesta segunda-feira, 5, dentro do calendário de comemorações da “Semana do Meio Ambiente”, foi feita a primeira entrega do óleo de cozinha à ACARF (Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis), substância doada pelos munícipes nos pontos de coleta. Ao todo, mais de 40 litros foram repassados e serão reciclados.
“Agradecemos os fernandopolenses pela consciência com o Meio Ambiente, esperamos que essa atitude seja espelhada por todos. Além da preservação ambiental, essa atitude também ajuda famílias que sobrevivem através da Associação”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Ângelo Veiga. 
COLETA CONSCIENTE
Para participar da campanha, o ideal é colocar o óleo usado em uma garrafa de plástico transparente e entregar em uma das escolas que são postos de coleta na cidade: CEMEI Albertina Roza de Souza Garcia; CEMEI Ângelo Finito; CEMEI João Pereira Zequinha; CEMEI José Zantedeschi; CEMEI Wilson Ferraz; EMEF Cel. Francisco Arnaldo da Silva; EMEF João Garcia Andreo; EMEF José Gaspar Ruas. 
A Secretaria de Meio Ambiente, que também é um ponto de coleta, faz o recolhimento mensal do óleo arrecadado e posteriormente o repasse do material para a ACARF. A reciclagem do óleo de cozinha usado pode produzir sabão, biodiesel, tintas e outros produtos, além de diminuir a poluição ao meio ambiente. 

 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');