A busca da excelência e alta performance

OBSERVATÓRIO - 20:40:28
A busca da excelência e alta performance

Em um mundo competitivo, cada vez mais pessoas estão buscando o auxilio para dar uma guinada na carreira ou na empresa. Estamos falando do Coaching, um método de treinamento avançado e técnicas  modernas  que visam aprimorar pessoas e empresas na busca da excelência. Julio César da Silva, 45 anos, formado em Teologia, Administração e Neurocoaching, conheceu este método na Flórida, Estados Unidos,  onde recebeu o treinamento de um coach altamente qualificado, que aprendeu e foi treinado pelo Anthony Robbins, considerado o melhor Life Coaching da história. “Desenvolvi minha própria metodologia baseada na minha experiência de vida, lidando com o aconselhamento e liderança desde os 19 anos de idade. Uso toda minha transculturação e antropologia aprendida nos meus atendimentos e viagens por mais de trinta Países. Os pilares básicos do treinamento Amazing Life Coach - ‘Minha vida Maravilhosa’ são baseados na PNL - Programação de Neurolinguística, na Teologia sistemática, na administração de empresas, na neurociência e várias técnicas da engenharia humana”, explica Júlio ao descrever sua atuação como Life Coaching. Quer saber que diacho é este coaching? Veja a entrevista: 

Recentemente você escreveu um artigo  “Que diacho é este Coaching?”. Ainda é difícil explicar?
Sim, é muito difícil explicar. Tenho usado uma ilustração que sempre ajuda a esclarecer, por exemplo, a palavra garçom, é de origem francesa e significa rapaz, garoto, este termo acabou dando nome à profissão, pois nos períodos de guerras quem servia os clientes nos restaurantes e bares eram meninos muito jovens. Isto vem acontecendo com a palavra coach também, que sofreu uma transformação com os anos, tornando a designação de uma profissão que tem como intuito treinar e qualificar pessoas. Além da dificuldade de entendimento do termo, a pronúncia é um desafio, pois não temos muitos sons da língua inglesa na nossa fonética, tornando a adição deste termo complicado a muitos.
O que precisa para ser um coach?
Em primeiro lugar temos que entender que há vários tipos de coach: o esportivo, o executivo, o financeiro, o life coaching. Assim percebemos que temos profissionais neste ramo com várias vertentes a seguir, tanto em exatas, como em humanas. Para ser um coach, o indivíduo deve perceber quais destes segmentos ele é vocacionado. Este deve saber que na área que ele escolher terá que  buscar sempre a excelência, gostar de gente e verdadeiramente se importar com o ser humano, com a felicidade, os objetivos e metas. Infelizmente hoje em dia com o sucesso do segmento, vem se banalizando. Muitos fazem cursos rápidos, leem meia dúzia de livros e  se denominam e atendem como coach, mas o ser coach é muito mais que isso, envolve tempo, estudo, preparação e muita experiência de vida.
Você diz que trabalha como Life Coaching ou Coaching de Vida. Como é esse trabalho e no que ele é diferente dos demais?
O Life Coaching focaliza o desempenho da pessoa nos principais pilares da vida, melhorando de forma significativa as áreas principais da vida: relacionamento, qualidade de vida, desempenho profissional, toda parte pessoal, como saúde, desenvolvimento intelectual e equilíbrio emocional. Na prática alguém que se empenha no processo de Life coaching, tem sua vida transformada. Isso não é só uma teoria, boa parte das pessoas que me procuram hoje vem devido ao depoimento de algum parente ou amigo que já realizou o treinamento.
Qual é o objetivo do Coaching de Vida?
O objetivo direto é melhorar a qualidade de vida do indivíduo e levá-lo a sua mais alta performance nos diferentes cenários da vida, de forma objetiva e prazerosa, ensinando e treinando fortemente este a suportar e saber lidar com o estresse e a pressão do dia-a-dia, dos tempos de crise e grandes dificuldades.
Quais são os pilares desse método?
Minhas técnicas usadas no treinamento de Life Coaching são totalmente personalizadas. Desenvolvi minha própria metodologia baseada na minha experiência de vida, lidando com o aconselhamento e liderança desde os 19 anos de idade. Uso toda minha transculturação e antropologia aprendida nos meus atendimentos e viagens por mais de trinta Países. Os pilares básicos do treinamento Amazing Life Coach - “Minha vida Maravilhosa” são baseados na PNL - Programação de Neurolinguística, na Teologia sistemática, na administração de empresas, na neurociência e várias técnicas da engenharia humana.
Qual a diferença do trabalho individual ou em uma empresa? 
Na verdade o trabalho tem a mesma ideologia de melhorar a performance, porém o coach executivo trabalha técnicas e métodos diferentes que focam muitas vezes a parte de gestão, liderança e desenvolvimento da empresa. Este trabalho é realizado com equipes, com a diretoria e treinamentos, dinâmicas de grupo, avaliações técnicas de desempenho e produção com foco em resultados e estatísticas. Já o Life ou Personal coach é um trabalho VIP, em que o indivíduo é atendido de forma totalmente exclusiva, em que a atenção do coach está voltada a ele e todo processo é extremamente confidencial.
Dê um exemplo prático do seu trabalho?
Recebi recentemente em meu consultório uma pessoa super capacitada, cheia de ideias, com alta capacidade intelectual, porém cansada, desmotivada, com baixa estima, cheia de crenças limitantes e com conhecimento zero de seu potencial e suas prerrogativas. Logo depois dos quatro primeiros atendimentos conseguia com as próprias ferramentas do coach, avaliar uma sensacional mudança de comportamento. Neste treinamento trabalhamos forte o autoconhecimento, a desconstrução de crenças limitantes e o fortalecimento das virtudes e dons pessoais. No fim do treinamento desta pessoa, ficamos super feliz com a verdadeira transformação que o treinamento lhe proporcionou.
Quando falamos de pessoas, quais são as maiores dificuldades que apresentam e que podem superar com esse método de treinamento?
Normalmente quem nos procura são indivíduos que sentem a necessidade de melhorar, crescer, evoluir e se aperfeiçoarem, ou seja, com o desejo já pré-existente de desenvolvimento. Em geral as dificuldades estão na organização da vida e tempo, no sentimento de desânimo, na falta de expectativa e etc. O treinamento traz uma renovação, um novo direcionamento e ensina técnicas comprovadas de mudanças de status mental, ou seja, é totalmente motivacional e gera mudanças definitivas.
Quais profissionais podem buscar esse tipo de apoio?
O apoio é abrangente, totalmente aberto e útil para qualquer pessoa, desde um jovem estudante a um diretor de empresa. Normalmente sou procurado por executivos, empresários, autônomos e líderes de uma forma geral.
Como leva em conta na avaliação do quadro de um cliente que busca o serviço de um coach?
O primeiro passo na avaliação de um cliente se chama diagnóstico, em que usamos técnicas, ferramentas e métodos para entender o estado atual do cliente e junto são elaborados o plano de ação, um projeto a ser desenvolvido com  metas e exercícios apropriados para que este alcance o seu propósito no término do processo de treinamento.
Qual o tempo para desenvolvimento do treinamento e alcance das metas propostas?
O programa que desenvolvi “Amazing Life Coaching” é composto por 10 atendimentos personalizados no consultório do coach. Neste atendimento, o cliente é direcionado a algumas leituras, áudios, vídeos, exercícios neurais que ele executará durante a semana. Dois workshops em Inteligência emocional de 4 horas e uma consultoria que é uma visita técnica a empresa, ou trabalho do cliente. Este processo todo dura em torno de 4 meses.
Muitas pessoas confundem o seu trabalho? Já enfrentou alguma situação dessa natureza?
Sim. Muitos ainda confundem meu trabalho, pois aqui no Brasil podemos dizer que tudo isso é muito novo, nos Estados Unidos estas técnicas e métodos são usadas desde os anos 70. Atendi nos Estados Unidos de 2008 a 2013 e lá a familiarização e o entendimento do método é comum.
Pode se dizer que o trabalho de um coach é, muitas vezes, confundido com as famosas palestras de autoajuda ou mesmo terapias psicológicas?
Esta pergunta é uma oportunidade muito importante de esclarecer alguns pontos sobre coaching. Coaching não é terapia, não é psicologia e nem psiquiatria. Pode-se dizer que usamos um pouco de psicologia, pois “psique” do grego, mente, é fundamental para qualquer treinamento, porém o trabalho do coach não substitui e não subestima o trabalho dos psicólogos e dos psiquiatras. É um erro grave substituir o atendimento destes profissionais por qualquer que seja o programa de coaching. O coaching é uma ferramenta da administração de empresas e dos recursos humanos e deve ser usado como complemento e pesquisa por aqueles que almejam a alta performance. Se quiser ler um livro de coaching procure na livraria na área de administração. É normal que confundam coaching com autoajuda, até entenderem que no processo, eles estão sendo auxiliados, ou seja, não estão se auto ajudando, mas sim recebendo ajuda e direcionamento de alguém.
Qual é o diferencial do Julio César Life Coach neste momento em que surge tantos “coaches” no Brasil?
Primeiro que a humildade cabe em qualquer lugar e que posso descrever um currículo extenso de muitos estudos, cursos e preparação neste segmento. O que mais me motiva e faz-me  sentir realizado nesta função é o resultado e o testemunho de transformação, ganhos e melhorias dos meus clientes. Fui atendido e passei por todo processo do Life coaching, ou seja, conheço na prática o quanto o treinamento pode ajudar. Conheci este método na Flórida, onde recebi o treinamento de um coach altamente qualificado, que aprendeu e foi treinado pelo Anthony Robbins, considerado o melhor Life Coaching da história. Meu profundo interesse pela antropologia, teologia e filosofia me fez desenvolver um método totalmente  contemporâneo, moderno e eficaz. Estou aberto a tirar duvidas e atender a todos que se interessam pelo tema e  são bem-vindos  a conhecer este trabalho.

VEJA TAMBÉM


Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');