Acne e o papel da limpeza de pele

ARTIGOS - 09:14:53

A acne é uma doença do folículo pilossebáceo, tendo sua origem em fatores hormonais e genético. As regiões de maior incidência são: face, zona T; costas; colo e braços; isso se dá ao fato de nessas regiões possuir um maior número de glândulas sebáceas.

Muita gente ainda costuma achar que acne (espinha) é falta de higiene, porém é muito, além disso. Numa linguagem mais simples o que acontece é o seguinte: as glândulas sebáceas são ligadas a fatores hormonais, então qualquer desequilíbrio nesses hormônios irá estimular a glândula sebácea. Com esse estimulo a produção de sebo aumenta, iniciando assim o processo da acne.

A acne pode ser não inflamatória, que são os comedões, divididos em comedão aberto ou comedão fechado, o aberto é o cravo e o fechado milium; e inflamatória podendo ser acne papulosa ou acne pustulosa.
A limpeza de pele tem o papel de proporcionar uma melhora na pele, removendo células mortas e provocando um afinamento da camada córnea (já que a oleosidade leva a um aumento na espessura da pele), a retirada de comedões (abertos e fechados) e pústulas. No processo será feita uma higienização, com esfoliação, seguido de uma extração, a grande chave da limpeza de pele, já que é nessa etapa que se retira os indesejáveis cravos, e só como alerta ele não sai sozinho! Vários outros recursos são utilizados nesse mesmo processo: ativos secativos, bactericida, aparelhos como alta frequência, todos visando a melhora da acne.

Na acne inflamada, há ação das bactérias e nesses casos é de extrema importância que a esteticista haja em conjunto com o dermatologista, pois um tratará o superficial, o que está refletido na pele, e o outro o que está acontecendo por dentro.

Outra coisa que acontece muito em relação a limpeza de pele é a divisão de limpeza de pele superficial e a limpeza de pele profunda. No meu entendimento isso não existe. Llimpeza de pele é limpeza de pele. E muitos acabam fazendo higienização facial, se referindo a limpeza de pele superficial, só que a higienização facial deve ser feita antes de qualquer tratamento estético, por conta disso não vejo fundamento em distingui-las.

Só lembrando que tratamentos estéticos para acne têm uma lista grande e a limpeza de pele não é indicada para todos os graus de acne, por isso antes de iniciar qualquer procedimento é fundamental que se faça uma avaliação para saber o ideal em cada caso.

Damaris Marques

Damaris Marques

Clínica de Estética

Rua Sergipe, 358 - Centro - Fernandópolis – SP

17 99195-7063  /  99673-7078  /  98152-8762

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');