Ausência dos pais pode comprometer saúde emocional dos filhos?

ARTIGOS - 09:26:49

Os adultos constituem a principal figura inspiradora, influenciando de forma direta no desenvolvimento de uma criança. A ausência dos pais, seja por qualquer motivo, pode influenciar e comprometer de forma muito negativa a saúde emocional dos filhos.

A figura de um adulto é peça chave, quando o assunto está relacionado com formação de uma criança, elas se inspiram no comportamento dos pais, que influenciam de forma direta na formação emocional e no carácter, a presença deles é de extrema importância, mas está cada vez mais comprometida.

O número crescente de divórcios, a presença cada vez maior de homens e mulheres no trabalho ou até mesmo a morte de um dos pais, pode influenciar de forma muito negativa no desenvolvimento de uma criança, na medida em que ela pode inclusive passar a interpretar as relações humanas como algo ruim.

Não basta ser pai e nutrir os filhos apenas com recursos materiais. Também é preciso participar do dia-a-dia dos filhos, para evitar que eles se sintam rejeitados e abandonados pelos pais.

Portanto se você é pai ou mãe e deseja saber como a sua ausência pode comprometer a saúde emocional de seus filhos, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre esse assunto.

Fatores que provocam ausência dos pais na vida dos filhos

Os três principais fatores que fazem com que os pais mantenham grande parte de suas vidas ausentes das crianças, em maioria são familiares, profissionais ou em consequência de alguma fatalidade.

O grande problema é que a ausência da figura materna ou paterna dentro do lar, não permite estabelecer vínculo entre eles e a criança, e esta pode desenvolver problemas de saúde e inclusive aversão a presença dos pais.

Além disso a formação de carácter e afetividade com que a criança se relacionar com outras pessoas, dependerá de como ele interpreta as relações que mantém com as pessoas próximas a ele, dentre os principais fatores que prejudica essa relação estão:

- TRABALHO (AUSÊNCIA DOS PAIS)

- PROBLEMAS FAMILIARES: SEPARAÇÃO

- FALECIMENTO DOS PAIS

Traumas que pode comprometer a saúde emocional dos filhos:

A criança precisa da presença dos pais como forma de reforçar sua autoimagem, além de reforçar seu vínculo perante a família e a sociedade, no entanto quando isso não acontece essa criança poderá desenvolver muitos problemas.

A figura dos pais é fundamental na vida de uma criança, eles são a orientação para que a criança tenha discernimento do que é certo errado, além disso influenciam na aprendizagem. Sua ausência pode resultar inclusive em problemas como o surgimento de doenças na infância como:

Obesidade

TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Agressividade

Antipatia

Confira abaixo alguns dos problemas que as crianças podem desenvolver quando a ausência dos pais está associada com o excesso de trabalho ou separação:

Agressividade

Apatia

Tristeza

Tiques nervoso

Sentimento de rejeição

Introspecção

Dificuldades em estabelecer afetividade

 

Pais fiquem atentos aos seus filhos, eles precisam mais da presença de vocês do que bens materiais. E percebendo qualquer dificuldade no relacionamento entre vocês e dificuldades psicológicas e comportamentais procurem um terapeuta.

Luciano R. da Natividade - Padre e psicólogo

Luciano R. da Natividade - Padre e psicólogo

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');