Prefeitura atende Mileno e mapeia nascentes em Fernandópolis

POLÍTICA - 08:58:33
Prefeitura atende Mileno e mapeia nascentes em Fernandópolis

A Prefeitura de Fernandópolis, por meio de sua secretaria de Meio Ambiente, atendeu a uma reivindicação do vereador Mileno Tonissi (PTB) que pedia a criação de um programa de recuperação e preservação das nascentes e mananciais da cidade.
Segundo o vereador, há inúmeros relatos de nascentes abandonadas e depredadas na cidade. "Temos que preservar nossas nascentes. É preciso identificar todas elas e apresentar um plano para preserva-las, do contrário, nos próximos anos perderemos todas elas", disse Mileno à época.
Na ocasião Tonissi ainda citou o exemplo de algumas nascentes que teriam sido enterradas acidentalmente em beiras de estradas por máquinas de terraplanagem.
Pouco mais de três meses depois do pedido do vereador, a Prefeitura emitiu uma nota informando que as cerca de 456 nascentes distribuídas por todo o território de Fernandópolis foram localizadas e mapeadas.
“A Secretaria de Meio Ambiente irá disponibilizar por meio de seu site(www.meioambientefernandopolis.blogspot.com.br) todo o mapeamento com as coordenadas planas UTM, caso qualquer munícipe tenha interesse em realizar o reflorestamento de sua nascente, uma vez que várias delas estão em propriedades rurais de Fernandópolis. A secretaria está aberta para sanar qualquer dúvida e oferecer suporte aos moradores”, explicou Ângelo Roberto Veiga, Secretário municipal de Meio Ambiente.
 Este é um trabalho fundamental para a preservação destes locais e imprescindível para a conservação da disponibilidade e qualidade hídrica nas bacias hidrográficas. Para melhorar o cuidado com as nascentes, torna-se necessário o conhecimento da situação atual de todas elas e do seu entorno, para que sejam estabelecidas medidas para recuperação e preservação.
Além de reconhecer todas as nascentes de Fernandópolis, o objetivo da administração municipal consiste em balizar a tomada de decisões quanto à restauração destes pontos. Junto ao mapeamento foi realizada uma proposta de restauração/preservação das APP’S (áreas depreservação permanente).

 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');