Unidades de Saúde abrem em horário especial para exames de Papanicolau

SAÚDE - 08:25:25
Unidades de Saúde abrem em horário especial para exames de Papanicolau

Dentro do calendário de atividades da campanha “Outubro Rosa”, que visa conscientizar e orientar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a secretaria municipal de Saúde disponibiliza também ações de prevenção das lesões precursoras do câncer de colo de útero, através da realização do Papanicolau.
A coleta dos exames preventivos será feita em horário noturno nesta terça, 24 e quinta, 26 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde, (exceto do Bairro Brasilândia) ficarão abertas das 19h às 21h.   As mulheres interessadas devem procurar a unidade de saúde do seu bairro e agendar horário para a realização do exame.
O EXAME
O Papanicolau deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. É um teste de triagem, logo, não define diagnósticos definitivos. Mas, determina se há alterações nas células cervicais que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. Nesse caso, outros exames são necessários para a confirmação. Além disso, o exame genital periódico também pode detectar infecções viróticas, por exemplo, verrugas genitais e herpes. Além disso, alterações hormonais, principalmente de progesterona e estrogênio, também podem ser observadas com o exame.
Apesar de ser um procedimento simples e barato, pesquisas revelam que 20% das mulheres brasileiras ainda não fazem o exame preventivo. Isso é bastante preocupante porque o exame é de extrema importância e o poder público disponibiliza a estrutura necessária para que todas tenham acesso a ele.

 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');