Fernandópolis intensifica ação para diagnóstico de tuberculose

SAÚDE - 08:52:39
Fernandópolis intensifica ação para diagnóstico de tuberculose

A secretaria municipal de Saúde de Fernandópolis participa da campanha nacional de prevenção à tuberculose, realizada de 6 a 20 de novembro. Neste ano, já foram notificados 14 casos da doença no município. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
“É muito importante que a população participe. Quem tem tosse a mais de duas semanas deve procurar sua unidade de saúde e fazer o exame de escarro”, destacou Liliane Manzato, enfermeira do Cadip (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias).
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A apresentação pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a principal responsável pela transmissão da doença.
Sua transmissão é aérea, ou seja, ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos, sendo denominadas de bacilíferas.
Os sintomas da doença são: tosse, perda de peso, sudorese noturna e febre. Toda pessoa com tosse a mais de duas semanas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame de escarro.

 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');