Caminhada “Passos que Salvam” alerta para diagnóstico precoce do câncer infantojuventil

CADERNO VIVA - 18:15:41
Caminhada “Passos que Salvam” alerta para diagnóstico precoce do câncer infantojuventil

23 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Essa data é sempre marcada para por movimento que está se espalhando pelo Brasil. A caminhada “Passos que Salvam”, organizado pelo Hospital de Câncer de Barretos chegou a Fernandópolis em 2014 e, desde então, a cidade vem a cada ano ampliando sua participação no movimento. A caminhada em si, vai acontecer no domingo, 26, com saída da Praça Joaquim Antônio Pereira às 9 horas. 

Prevenir o câncer infantojuvenil é um tema muito importante a ser discutido, pois milhares de crianças atualmente no Brasil são acometidas por algum tipo de câncer.
Como forma de prevenção e conscientização, o Hospital de Câncer de Barretos, agora denominado Hospital de Amor (HA), promove todos os anos em novembro, a Caminhada Passos que Salvam que tem por objetivo lembrar as pessoas para que fiquem alerta aos sintomas que podem ser câncer. 
 Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do diagnóstico e até desinformação dos médicos. 
 “Por isso que o projeto ‘Passos que Salvam’ vem para alertar os pais, familiares, professores e médicos e a população de uma forma geral para prestar atenção a sinais e sintomas muito semelhantes com outros tipos de doença da infância. É preciso que todos estejam atentos”, alerta a enfermeira da Unidade do HC de Fernandópolis, Tânia Lourenço.
A caminhada terá início às 9 horas e a concentração será na Praça Joaquim Antônio Pereira, de onde os participantes seguirão a pé com o acompanhamento de um carro de som e policiamento pela Rua Brasil até a Avenida Expedicionários Brasileiros, seguindo na Avenida Libero de Almeida Silvares. Em seguida, será feito o retorno na rotatória no 16º BPM tomando o mesmo trajeto de volta para o encerramento na praça.
Além do alerta, a campanha levanta recursos para o Hospital do Câncer InfantoJuvenil de Barretos, através da venda de kit com boné, camiseta (este ano na cor verde água) e uma sacochila (mochila) pelo valor de R$ 35. O kit pode ser adquirido na Unidade de Fernandópolis e nos pontos de vendas, Decorart, Século 21, Bicicletaria Monarke, Academia Kids, 16ª Batalhão da Polícia Militar e Pessoto Flex. A expectativa é vender mais de 600 kits. 
 “Teremos apoio da Polícia, Corpo de Bombeiros, a participação da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde, do Hemocentro, da Sabesp com doação da água, carro de som para animação da passeata e das academias Studio Lite e Kids que fará a aquecimento antes do início da caminhada na praça”, explica Tânia. 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');