Empreendedorismo nas escolas

ARTIGOS - 18:24:01

O município de Fernandópolis assinou nesta terça-feira, 21 de novembro, o termo de compromisso do Programa JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo Sebrae-SP. O deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo participou do evento. 

 O presidente do Sebrae-SP e da Fiesp, Paulo Skaf, falou sobre a importância do programa. “Vivemos um momento de transformação, no mercado de trabalho, na educação, em toda a sociedade. São muitos avanços tecnológicos. O Brasil precisa entrar de cabeça, abraçar a inovação. Só assim conseguiremos construir um futuro melhor. O país que desejamos passa pela educação e o ensino do empreendedorismo é fundamental”, afirmou.
“Acredito que a educação deve trabalhar como transformadora das nossas crianças e, consequentemente, incentivar que elas possam enxergar novos horizontes, em especial, do empreendedorismo”, disse o prefeito André Pessuto presente ao ato na Fiesp.
 JEPP é um programa educacional, com metodologia própria, focado em disseminar a cultura empreendedora entre crianças e jovens em idade escolar. Tem como objetivo despertar nos alunos a iniciativa de buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho também por meio da criação de seu próprio negócio ou aprimoramento das características exigidas no mercado de trabalho atual e futuro.
O deputado Itamar Borges é autor da Lei que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, lançado este ano pelo Governo do Estado, e norteia o ensino de quatro milhões de alunos divididos em mais de cinco mil escolas.
“O desafio da educação empreendedora é contribuir para a formação global do ser humano. O plano tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, despertar e fortalecer o espírito empreendedor, e assim contribuir para uma nova consciência de trabalho, participação e inovação na rede estadual de ensino”, disse o deputado.

Bate pronto

  O projeto que trata da criação do Diário Oficial Eletrônico que tramita na Câmara desde junho, começa a se movimentar. O vereador João Pedro Siqueira, que “cutucou” o Executivo para a adoção da medida como forma de economia, está propondo agora projeto de emenda à Lei Orgânica para permitir a implantação do Diário Oficial Eletrônico. Na lei orgânica, artigo 92, estava expresso que a publicação das leis e atos municipais seria por meio de jornal impresso. Agora a emenda permite a criação da Imprensa oficial do município na forma eletrônica. O vereador Murilo Jacob também deve propor emenda para que os editais de concursos públicos sejam publicados na forma impressa e eletrônica. Para criar o Diário Oficial Eletrônico, a Câmara precisa votar o projeto do prefeito André Pessuto e tem mais três sessões este ano.


  O Estádio Claudio Rodante, que será sede do Grupo 1 da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Fernandópolis, Criciúma - SC, Guarani de Campinas e Madureira – RJ), passou por vistoria esta semana. O Coronel Izidro Suita Martinez gostou da reforma que viu no Estádio e fez três exigências: retirada imediata da arquibancada metálica e adequação das medidas do campo, de 110x74 para 105 x 65 como manda o padrão Fifa. Aliás, o ritmo da reforma no Estádio anda preocupando os vereadores.

  Dois eventos vão movimentar o campus universitário da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis - neste domingo, 26:  a primeira fase do vestibular da Fuvest e a prova do Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – para universitários de cursos de licenciatura, sistema de informação e engenharias da Fundação Educacional e Universidade Brasil. Os dois eventos devem reunir cerca de 900 estudantes.

  Por falar em universidade, o prefeito André Pessuto postou nas redes sociais a foto acima de visita que realizou no campus da Universidade Brasil onde está sendo implantada Usina de Energia Solar. “Será um marco para nosso município e região”, escreveu Pessuto. 

  Muita gente se impressionou com as fotos publicadas pelo CIDADÃO sobre o cenário desolador gerado pela baixa do reservatório de Água Vermelha, que na sexta-feira, 17, havia atingido a marca de 7,9% do volume útil. Esta semana, o reservatório começou a encher e já atingia a marca de 13,97%, ou seja, quase o dobro da semana passada. Aliás, as fotos que ilustraram a reportagem do CIDADÃO são de autoria do estudante Gabriel Moraes Borgato que nunca havia registrado na Prainha de Santa Izabel do Marinheiro cena semelhante.

Claudemir Cabreira

Claudemir Cabreira

Jornalista. 

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');