Bastidores

ARTIGOS - 16:49:30

TEMPOS...

atrás, as administrações municipais que se sucediam penduravam nos postes do centro da cidade, em dezembro, meia dúzia de lâmpadas coloridas. Era o enfeite de Natal. O povo não reclamava, até que  surgiu no cenário regional a decoração natalina de Santa Fé do Sul, marca do prefeito Itamar Borges.

FERNANDÓPOLIS...

e outras cidades da região tentaram copiar o projeto santafessulense, um sucesso indiscutível. O que se viu foram tentativas amadoras, agravadas por um pecado imperdoável m gestão pública: a improvisação de última hora.

COBRADO...

pela imprensa independente e população nas redes sociais, a voz do prefeito André Pessuto se fez ouvir, na tentativa de justificar a ausência dos enfeites de Natal. “Encontrei sucata, a prefeitura teria que fazer tudo de novo, que é muito caro”. Prometeu fazer três árvores natalinas, aproveitando os mastros das bandeiras do município. Novidade só no ano que vem.

O PROJETO...

vitorioso de Santa Fé do Sul fez cócegas nos prefeitos da região. Em 2012, Fernandópolis deu sinais de que poderia iniciar um projeto semelhante ao de Santa Fé. Um verdadeiro mutirão foi preparado, com gincana nas escolas para arrecadação de garrafas Pets e uma operação de guerra foi montada nos pavilhões da Expo para a confecção dos enfeites.

 A PREFEITURA...

chegou a contratar Solange Flores e Giuliano Stucchi, da empresa Cia do Sol de Santa Fé do Sul, que coordenaram o projeto de decoração natalina em Santa Fé do Sul para orientar os 150 estudantes do Programa Escola da Família que trabalharam na confecção dos enfeites. Luiz Vilar não se reelegeu e o projeto se perdeu.

MAIS...

recentemente, Mateus Morales, assim que assumiu a presidência da Associação Comercial, tocou no assunto. Queria estender a decoração de Natal para as principais ruas comerciais, praça central, além do portal de entrada da cidade. “Na próxima reunião serão apresentadas ideias do que podemos realizar em parceria. É muito importante o envolvimento de toda a sociedade, representantes de entidades, empresários, imprensa, artistas plásticos, artistas culturais, escolas, colégios, faculdades, projetos como Escola da Família, enfim, todos que tenham interesse em participar do projeto que pretende reativar a decoração de final de ano. Dando certo este ano, a ideia é levar o projeto para os bairros comerciais nos próximos anos”, enfatizou o jovem presidente.

MORALES...

sonhava com parceiros: “Todo esse trabalho se soma ao apoio da Prefeitura, intermediado pela Secretaria de Cultura e da Câmara Municipal, que tem papel fundamental, pois é através dela que se cria a lei que transforma o projeto como sendo do município, garantindo o direito a subvenção para execução”. Outra reunião ficou agendada para 19 de abril para alinhamento das ideias. Nenhum outro release sobre essa iniciativa foi divulgado posteriormente.

ENTRE...

desculpas flagrantes e falta de apoio explícito, vamos ficando para trás, frustrando as famílias que buscam a praça e não encontram nada, e o comércio perdendo clientes para a concorrência regional. Um consolo: o brilho do Natal não está tão distante de nós, que podemos visitar Santa Fé do Sul, ou, sem sair  da cidade, sentir a magia do Natal que Jorge Ribeiro e família nos oferecem carinhosamente à porta da Cultura FM, na Avenida Líbero Silvares.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');