Bastidores

ARTIGOS - 16:39:25

O PREFEITO...

André Pessuto e os vereadores devem preparar o lombo. Vem chumbo grosso por aí, consequência do anunciado aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2018. Nas redes sociais, o assunto viralizou com açoite virtual cortante.

COMPLETANDO...

um ano de governo, Pessuto conheceu os meandros da administração pública, e convivendo com escassez de recursos resolveu engendrar aumento da receita, via IPTU, baseado na remodelação da Planta Genérica do município.

COMO...

tem ampla maioria na Câmara, o prefeito viu aprovado o projeto de aumento  sem nenhuma objeção. Nas conversas preliminares à votação e nas justificativas, Pessuto enfatizou a necessidade de se fazer “justiça social”, gabando-se da coragem que faltou aos outros prefeitos. Rico paga mais, pobre paga menos.

TÉCNICOS...

no assunto, disseram à Coluna que na ânsia de fazer caixa, o prefeito desprezou todos os critérios de reajustes que norteiam a economia. (Nem o gás subiu tanto!) A Planta Genérica, dividiu a cidade em 25 setores, que aumenta – e muito - o valor dos imóveis em bairros que ganharam supervalorização, onde estão os condomínios de luxo.

COM..

 a repercussão negativa do propalado aumento, o prefeito acelerou o passo e, através de decreto, estabeleceu um limite de até 100%. Certamente para tranquilizar os contribuintes, enquadrados no aumento de 600%, ou “mais até”, como adiantara o prefeito em contato com o titular da Coluna.

NA...

conversa com um jornalista, dia 20, uma quarta-feira, Pessuto reconheceu que poderia sofrer grande desgaste, correr o risco de aniquilar-se politicamente, mas que era imperioso aumentar o IPTU, para corrigir a grande defasagem. No dia seguinte,no entanto, editava o decreto com o limite máximo de aumento em 100%.

NO...

grupo governista, uma cruel dúvida: qual desgaste será maior: do IPTU, ou os novos salários do prefeito, vice e secretários (revogados ontem), além do 13º salário e férias? Um, legal, mas inoportuno; o outro, muito distante de alguns índices que mexem com a vida dos brasileiros, a saber: salário mínimo (1,8% maior que o de 2017, aumento de 17 reais); aluguel (IGP-M de dezembro, negativo de O, 52), IPVA (3,2%; inflação (2,5 %).

QUANDO...

candidato, André Pessuto pediu a alguns formadores de opinião que convencessem eleitores sobre sua intenção de fazer política desvinculado de Luiz Vilar,estigmatizado por conta  do IPTU, cujo aumento dado pelo ex-prefeito, custou-lhe muito caro. Tal vínculo foi superado, Pessuto ganhou a eleição, mas o destino caprichoso parece estar colocando no caminho do jovem prefeito a sombra do polêmico imposto. Aguardemos os carnês.

 

 

   

Alencar Cesar Scandiuzi

Alencar Cesar Scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');