Número de multas cai 67% em menos 12 meses

GERAL - 19:00:26
Número de multas cai 67% em menos 12 meses

Ao longo de 2017, 3.036 motoristas foram multados no trânsito de Fernandópolis, média de 8 multas por dia. O uso de celular enquanto dirige e estacionamento irregular lideraram as estatísticas divulgadas pela Semutran - Secretaria Municipal de Trânsito a pedido do CIDADÃO.

Mas, o que chama atenção nos números divulgados pela Semutran é a queda no registro de infrações ao longo do ano. Em janeiro, foram lavradas 461 multas por 28 infrações catalogadas no Código Brasileiro de Trânsito, média de 14,8 por dia. Em dezembro, esse número caiu para 151 em 23 tipos de infrações, média 4,8. Queda de 67,2% (veja quadro). 
No quadro geral, o volume de multas começou a registrar queda a partir de abril e se intensificou no segundo semestre, o que causou estranheza na avaliação do secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ederson José da Silva. “Essa queda não é porque os motoristas estão mais educados. Pelo contrário, continuamos a ver pelas ruas todo tipo de infração”, disse o secretário. Ele também descarta a redução das multas por conta da suspensão da Área Azul no centro. “Essa queda é bem anterior à suspensão”, comenta. Também não está ligada à mudança na Atividade Delegada que substituiu os policiais à pé por viaturas circulando ou estacionadas estrategicamente na área central. “Essa mudança foi positiva porque passou a cobrir uma área maior, ampliando a segurança no centro”, avaliou. 
A 1ª tenente Higashi confirmou a mudança na Atividade Delegada, com a substituição dos policiais a pé pelo patrulhamento motorizado com ponto de estacionamento estratégico. “Isso permitiu ampliar a área fiscalizada e atender outras demandas, como o da ronda escolar e a vigilância no Horto Florestal”, explicou. Não houve redução de vagas na Atividade Delegada. 
Para discutir a queda de autuações ao longo do ano, Ederson confirmou que vai agendar uma reunião com a Polícia Militar para a semana que vem.
NO TOPO
Falar ao celular enquanto dirige ou estacionar de forma irregular continuam sendo as infrações que lideram as estatísticas. De janeiro a dezembro, 776 motoristas foram flagrados usando o celular enquanto dirigiam. Esse número é menor do que o registrado em 2016, quando 1.200 foram multados nessa modalidade de infração. Estacionamento irregular rendeu 513 multas. No ano passado foram 1.026. Nestes casos, quedas de 35% e 50% respectivamente. 
Além das multas aplicadas no âmbito municipal relativa ao comportamento no trânsito, como estacionamento irregular, uso de celular, falta de cinto de segurança, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, entre outros, tem também as infrações aplicadas pelo Detran, que são relativas a licenciamento anual do veículo e Carteira Nacional de Habilitação, condições do veículo, embriaguez ao volante, entre outras infrações. Aliás, no último final de semana o Detran realizou blitz em Fernandópolis e flagrou 19 motoristas embriagados (veja nesta página).

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');