Quase 100% dos fernandopolenses já foram vacinados contra a Febre Amarela

SAÚDE - 07:32:45
Quase 100% dos fernandopolenses já foram vacinados contra a Febre Amarela

O ano de 2018 começou com uma ampla campanha de vacinação contra a Febre Amarela em diversas regiões do Brasil. Em Fernandópolis, a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando seus trabalhos desde o ano passado com diversas ações, vacinação e adesões nos bairros, a fim de conscientizar os moradores sobre a importância da imunização e dos cuidados de higienização e limpeza nas residências, para que seja evitada a proliferação do mosquito aedes aegypti, agente transmissor da doença.

Em 2017 a cidade não teve registro da doença em humanos, sendo confirmada a morte de dois macacos com o vírus. Ao todo, dezessete macacos encontrados mortos foram avaliados e examinados, quinze deles com resultados negativos.

Segundo registros da Vigilância Epidemiológica, Fernandópolis tem quase 100% da população imunizada contra a Febre Amarela e há vacina disponível na rede, em todas as Unidades Básicas de Saúde, para atender quem ainda não recebeu a dose.

“Embora tenhamos dados positivos no município, continuaremos agindo de forma intensa no combate à doença. Também é fundamental que a população faça a sua parte, recebendo os profissionais da saúde em suas residências e cooperando através da vistoria feita em ralos, piscinas, jardins, caixa d´água, calhas e descartando copos, garrafas e utensílios domésticos que não são mais utilizados, em locais apropriados. E lembramos àqueles que ainda não tomaram a vacina e os visitantes que estejam passando férias em nossa cidade e ainda não foram imunizados, para que procurem uma unidade de saúde, munidos do cartão SUS”, orientou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Fabiana Pietrobon Lavezo.

ORIENTAÇÃO

Ao encontrar macacos mortos na área urbana ou rural de Fernandópolis, a orientação é para que a população entre em contato com o Centro de Zoonoses, em dias de semana e horário comercial, ou aos finais de semana e horários noturnos com a Polícia Ambiental.

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');