Poupatempo alerta para cuidados com documentos no Carnaval

GERAL - 08:29:08
Poupatempo alerta para cuidados com documentos no Carnaval

O Poupatempo alerta os foliões sobre os cuidados que devem ser tomados com os documentos durante o Carnaval. Nessa época do ano, cresce o índice de casos de perda, furto ou roubo de documentos. Na euforia da festa, muitas pessoas relaxam nos cuidados e depois precisam correr atrás de segundas vias.

O resultado, todos os anos, é um aumento do número de pessoas que precisam tirar segunda via de documentos importantes como a Carteira de Identidade e CNH - Carteira Nacional de Habilitação -, entre outros.

Para alertar os foliões, o Poupatempo divulga um vídeo com o lema “Vista a fantasia, mas não perca a identidade. Cuide bem dos seus documentos na folia”. O programa de serviços públicos do governo de São Paulo chama a atenção para a necessidade de agendar o atendimento antes de ir ao Poupatempo, para evitar perda de tempo. O vídeo está disponível no canal do Poupatempo no Youtube, no link: https://youtu.be/_wv6kTg0QhE

O aumento da incidência de pedidos de segundas vias de documentos também ocorre após as festas de fim de ano, o que eleva a procura por segundas vias no mês de janeiro. Este ano o Poupatempo prestou 3,4 milhões de atendimentos no mês de janeiro. Desse total, 335 mil atendimentos foram para segundas vias de RG e 40,2 mil para as de CNH.

Durante o ano de 2017, cerca de 3,5 milhões de pessoas solicitaram a segunda via do RG e mais de 458 mil pediram a segunda via da CNH em todas as 72 unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo.

Desde a criação do programa, em 1997, foram registrados 38,2 milhões de segundas vias do RG e mais de 3,6 milhões de segundas vias, renovação ou substituição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O prazo para emissão da segunda via da Carteira de Identidade (RG) é de até cinco dias úteis. O mesmo vale para primeira via para menores de 18 anos. Para a primeira via do RG de maiores de idade (caso de quem tem o documento de outro Estado e agora vai tirar pela primeira vez em São Paulo), o prazo é de até dez dias úteis, pois existe a necessidade de consulta sobre eventuais pendências judiciais.

AGENDAMENTO

Para evitar filas e transtornos, antes de procurar os postos, é necessário agendar o atendimento. O agendamento pode ser feito pela internet no site do Poupatempo (poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo SP Serviços. Basta fazer o download no celular ou tablet e escolher o dia e hora em que deseja ser atendido.

Outra alternativa é falar com o atendente virtual, o Poupinha, que atende via chat no site do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) ou pelo Messenger, do Facebook, no link [www.messenger.com/t/PoupinhaSP]www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

VEJA TAMBÉM

teste

Costa Azul turismo
ga('send', 'pageview');