Prefeitura amplia grupos de atividade física nas unidades de saúde

GERAL - 07:19:25
Prefeitura amplia grupos de atividade física nas unidades de saúde

Estimular a prática esportiva, a convivência social e a saúde, este é o objetivo dos grupos de atividade física que são mantidos pelas unidades de saúde de Fernandópolis, com acompanhamento do Nasf - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O sucesso das equipes já formadas há alguns anos fez com que a Secretaria Municipal de Saúde decidisse ampliar esse programa e levá-lo para mais pontos da cidade.
A intenção dos grupos é levar a comunidade a mexer-se, sair do sedentarismo e ganhar qualidade de vida. Quase todos os dias pela manhã, os agentes comunitários de saúde têm encontro marcado com os moradores das áreas onde trabalham para a realização de exercícios de alongamento, equilíbrio, coordenação motora, fortalecimento e também caminhadas.
No jardim Paraíso, por exemplo, o grupo existe há nove anos e reúne cerca de 30 pessoas. De segunda, quarta e sexta-feira eles realizam exercícios, já a terça e a quinta-feira são reservadas para a caminhada.
As agentes de saúde Ilda Fátima dos Santos Teixeira, Josefa Martins e Clarice Penha Dória Siqueira, que trabalham com o grupo do Jardim Paraíso, contaram que é visível a melhora na saúde das pessoas que participam. “É muito bom ver a mudança na vida deles. Muitos nem conversaram muito e hoje têm uma relação social melhor, são mais alegres e dispostos também”, falaram.
Camila dos Anjos Adorni Emídio, fisioterapeuta do Nasf, destacou que o grupo de atividade física traz inúmeros benefícios também para a saúde mental do participante. “Além na melhoria na condição física, eles também passam a ter uma melhor convivência social”, disse.
Para garantir a qualidade do trabalho realizado, o Nasf acompanha os grupos e também oferece capacitações para as agentes de saúde que coordenaram os grupos de atividade física. O morador interessado em participar só precisa procurar uma das unidades de saúde citadas abaixo, fazer uma avaliação médica e já pode fazer parte do grupo.

Unidades de saúde onde há o grupo de atividade física:

Local                           Horário     Dia

Brasilândia                  7h              Segunda a sexta-feira

Guanabara                  7h30          Segunda, quarta e sexta-feira

Santa Bárbara             7h              Segunda-quarta e sexta-feira

Paraíso                        7h              Segunda a sexta-feira

Caic                              7h15          Terça e quinta-feira

Cecap                          7h30          Terça e quinta-feira

Ipanema                      7h              Segunda, quarta e sexta-feira

Paulista                        7h30          Segunda, quarta e sexta-feira

Cohab                          7h              Segunda, quarta e sexta-feira

Araguaia                      7h15          Segunda, quarta e sexta-feira

Paulo Sano                 7h30          Terça e quinta-feira

Planalto                        7h              Terça, quinta e sexta-feira 

Brasitânia                    7h              Segunda a sexta-feira

 
 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');