Crianças devem tomar segunda dose de vacina contra varicela

SAÚDE - 08:08:58
Crianças devem tomar segunda dose de vacina contra varicela

O calendário nacional de vacinação passou a incluir a segunda dose da vacina contra a varicela (catapora). A aplicação deve ser feita em crianças de quatro até 6 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira dose é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Para receber a dose da vacina, a criança deve ser levada até a unidade de saúde mais próxima de sua casa. É importante levar a carteira de vacinação. “É fundamental que toda a população, das crianças aos idosos, mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Com a imunização, podemos evitar diversas doenças e também óbitos”, disse a coordenadora de Imunização em Fernandópolis, Marileia Pietrobon Lavezo Bertucci.
O QUE É VARICELA?
A varicela é uma doença exantemática, ou seja, que apresenta lesões avermelhadas na pele. Ela é uma enfermidade viral aguda e de fácil contágio (vias aéreas), apresentando, normalmente, febre moderada. A imunidade é permanente após o primeiro contágio. Com mais esse reforço vacinal, objetiva-se evitar surtos principalmente em ambientes escolares.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');