Ação marca o Dia Mundial do Rim em Fernandópolis

SAÚDE - 08:07:49
Ação marca o Dia Mundial do Rim em Fernandópolis

Quem passou pela Praça Joaquim Antônio Pereira na manhã de quinta-feira, 8,  foi abordado por estudantes do curso de Fisioterapia da FEF na ação do Dia Mundial do Rim. A data sempre é comemorada na segunda quinta-feira de março e este ano coincidiu com o Dia Internacional da Mulher. Por isso o tema da campanha desse ano foi “Saúde da Mulher – cuide de seus rins”. 
A ação teve a coordenação da médica nefrologista da Unidade de Hemodiálise da Santa Casa, Dra, Liliane Repizo (foto). Além da entrega de panfletos de alerta à população, a médica também participou de entrevista na Rádio Difusora.
De acordo com a médica, a doença renal crônica é silenciosa. “Os maiores riscos são para as pessoas que estão acima do peso, tem pressão alta, sofre de diabetes, fuma, tem mais de 60 anos ou tem problema de coração ou doença cardiovascular”, alerta. Ela cita ainda tomar anti-inflamatórios sem prescrição médica contribui para reduzir a função renal. 
A médica lembrou também a importância das pessoas solicitarem ao médico que inclua no pedido de exames, a dosagem da creatinina. “É esse exame que ajuda a detectar precocemente um problema renal. É um exame simples e fundamental”, alertou a médica. 
Ao longo dos anos, a Campanha de Prevenção tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica que pode evitar que a pessoa se torne um renal crônico e tenha que submeter a diálises.

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');