Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23

SAÚDE - 07:29:00
Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 23

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis inicia os preparativos para realizar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será de 23 de abril a 1° de junho, com o “Dia D” marcado para 12 de maio. Devem receber a vacina as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, aquelas com maior risco de desenvolver complicações causadas pelo vírus.

O público-alvo da campanha é composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção: crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

IMPORTANTE

No ano de 2017, Fernandópolis teve 32 notificações de síndrome respiratória aguda grave, deste total, foram confirmados quatro casos de H3N2, resultando em duas mortes pela doença; houve também outras três confirmações de Influenza B. Em 2018, já foram sete notificações de síndrome respiratória aguda grave, com uma confirmação de Influenza B.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');