Dia da Biblioteca: Fernandópolis tem o que comemorar?

CADERNO VIVA - 17:57:34
Dia da Biblioteca: Fernandópolis tem o que comemorar?

Um Decreto brasileiro datado de 9 de abril de 1980 instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário. Por este motivo, o dia 9 de abril é conhecido como o Dia da Biblioteca. 

Em caráter de curiosidade, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é comemorada de 23 a 29 de outubro, e o Dia do Bibliotecário foi determinado para o dia 12 de março: data de nascimento do publicitário, escritor e poeta cearense Manuel Bastos Tigre, que exerceu a função de bibliotecário por 40 anos, sendo considerado o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil. 
Tendo em vista a data comemorada, CIDADÃO visitou a Biblioteca Municipal de “Professora Cleusa Maria Papani de Queiroz” para conhecer a realidade de um dos locais mais importantes para a cidade e saber se Fernandópolis tem algo a comemorar no dia. 
Embora tenha irrefutável importância, tanto para o bem estar mental quanto para formação cultural de uma pessoa, o interesse em recorrer aos livros e às pesquisas de maneira geral em biblioteca, tem diminuído com o passar dos anos. Os números que outrora eram oscilantes, agora têm queda acentuada e recorrente. 
No início do novo milênio, a média de retirada de livros na biblioteca municipal era de 37 mil exemplares. Já em 2005, quando as mídias digitais passaram a tomar o espaço dos meios tradicionais na busca pela informação, ao invés do número cair ele seguiu o aumento. Foram 55.219 livros retirados.
No entanto, de lá para cá, com a disseminação exacerbada das mídias e a mudança de hábitos, a queda tem sido notável. Em 2011, a retirada de livros foi de 48.197. No ano seguinte o número despencou para 29.659 livros retirados e agora, nos últimos dois anos, não passa de 19 mil (18.781 em 2016 e 18.564 em 2017). 
CRIATIVIDADE 
Atualmente a Biblioteca Municipal de Fernandópolis, criada em 1º de abril de 1951, conta com 18 mil usuários cadastrados e um acervo de 37.689 exemplares, além de gibis, DVDs, CDs, livros de banca, revistas, dentre outros. 
Para driblar essa realidade que toma conta de todas as bibliotecas do Brasil, a unidade fernandopolense – apesar de não contar com bibliotecário desde 2015 – conta com a criatividade de seus colaboradores e ações de inclusão. 
“Diante desta triste constatação, a equipe da Biblioteca Municipal tem realizado ações que visem o estímulo e o incentivo da boa leitura, tais como: a constante renovação do acervo com a compra mensal de livros novos, recém lançados pelo mercado editorial; projetos de incentivo à leitura como o ‘Trocando Histórias’, ‘Ler para Crescer’, ‘Esqueça um livro e espalhe conhecimento’, ‘Cantinho da Doação’, etc, além de uma sessão especial livros que viraram filmes e seriados e o projeto ‘Relato do usuário’, onde mensalmente é divulgado o relato de nossos consulentes assíduos sobre quais livros indicam a população e sobre a importância da leitura e da biblioteca em suas vidas”, explicou Cíntia Marice Rondina, responsável pelo local. 
A Biblioteca também investiu em ações de inclusão para atrair o público. Um exemplo foi a implantação de um um kit de acessibilidade através do “Projeto Acessibilidade em Bibliotecas pela secretaria estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
“Devido ao número reduzido de usuários e visitantes com deficiência, fizemos parceria com a Entidade ADVF de Fernandópolis, onde foi feito visita dos usuários a este local para demonstração do uso do kit e reforçar a importância de que estes equipamentos estarão à disposição dos mesmos. Depois desta visita, temos um usuário de baixa visão Ricardo Henrique Lima Ramos que está sempre utilizando o ‘Ampliador de Caracteres’, e sempre que tem oportunidade nos faz relato do quanto este equipamento o tem auxiliado em suas leituras”, completou Cíntia. 
Para celebrar a data, a equipe da Biblioteca Municipal preparou um mural decorativo e oferecerá uma lembrancinha para distribuição às escolas que lhe farão visita durante a semana comemorativa.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');