Diocese de Jales propõe levantamento para identificar católicos praticantes

GERAL - 08:09:40
Diocese de Jales propõe levantamento para identificar católicos praticantes

A Diocese de Jales decidiu fazer pela primeira vez em sua história um completo levantamento sobre a   participação das pessoas que se dizem católicas.
Para tanto, por orientação do bispo, Dom Reginaldo Andrietta, os padres encarregaram    líderes de pastorais da distribuição do Questionário sobre os Cristão Leigos e Leigas da Diocese. 
O levantamento é minucioso e, de cara, indaga idade, sexo, estado civil, grau de instrução, se está estudando, profissão e se está empregado.
O folheto distribuído e que deverá ser respondido até o fim de abril vai direto ao ponto. Pergunta se o entrevistado participa da igreja, de que forma (missas, encontros, cursos grupos, pastorais, movimentos ou entidades) e se tem dificuldades para participação. Em caso positivo, pergunta que tipo de dificuldade. 
O questionário também entra em outro aspecto, o do engajamento social do consultado. Em caso positivo, de que forma: sindicato, bairro, associação, escola, projeto social. Questiona ainda se a pessoa que está respondendo tem dificuldades de se inserir nas ações sociais ou para se engajar nelas.
Finalmente, o levantamento pergunta o que o entrevistado propõe para melhorar a participação dos católicos na igreja. E mais: o que propõe de concreto para melhorar a ação dos católicos na sociedade. 
Dom Reginaldo, durante recente celebração, foi incisivo ao abordar a utilidade desta consulta. Segundo o bispo, o levantamento vai permitir diferenciar quem é, de fato, católico praticante e seguidor do Evangelho do chamado “católico de IBGE”. 
Ante a estranheza de alguns que o ouviam sobre o que significava aquela expressão, o religioso explicou que, entrevistada pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a pessoa que não vai à igreja nem participa de nada e tampouco desenvolve atividades sociais para o bem da comunidade, diz simplesmente que é “católico”. (Com informaçoes do Jornal de Jales).

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');