Vacinação contra gripe começa com idosos e profissionais da saúde

SAÚDE - 14:15:56
Vacinação contra gripe começa com idosos e profissionais da saúde

Com expectativa de vacinar 18 mil pessoas, a campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em Fernandópolis e se estende até o dia 1º de junho. Nas UBSs a vacinação ocorre das 8 às 16 horas. 
O chamado Dia D da campanha está marcado para 12 de junho, sábado, quando todas as unidades estarão abertas. 
A campanha começou hoje para três grupos do chamado público alvo: idosos acima de 60 anos, população indígena e profissionais da saúde. Na semana que vem, a partir do dia 2, serão acrescentados outros três grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas). Na terceira semana, a partir do dia 9, serão incluídos os demais grupos: e doentes crônicos, presidiários e funcionários do sistema prisional, além de professores das redes pública e privada. 
No ano passado, Fernandópolis registrou 32 notificações de síndrome respiratória aguda grave, deste total, foram confirmados quatro casos de H3N2, resultando em duas mortes pela doença. De acordo com a Saúde, houve também outras três confirmações de Influenza B. Este ano já foram sete notificações de síndrome respiratória aguda grave, com uma confirmação de Influenza B. No Brasil foram registradas 2 mil mortes no ano passado. Crianças e idosos foram as principais vítimas. 
Isso reforça a importância da vacinação do chamado grupo prioritário que é composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, população indígena, 
A vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha, protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. No mesmo período da campanha de vacinação, a Saúde promove a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal.

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');