Escola leva Copa para dentro das salas em projeto educativo

CADERNO VIVA - 19:00:47
Escola leva Copa para dentro das salas em projeto educativo

A escola estadual Saturnino Leon Arroyo encontrou um jeito diferente de incentivar seus alunos à pesquisa. Aproveitando o clima, a Copa do Mundo foi levada para dentro das salas de aula provocando uma grande mobilização dos alunos e também de suas famílias no ambiente escolar. 

De acordo com a coordenadora do colégio, Andreza Soares Rosa Vanti, a iniciativa surgiu a partir de uma reunião pedagógica no final do ano passado para traçar os projetos a serem desenvolvidos durante o ano letivo de 2018
“Após a reunião, nossos professores decidiram que, como é ano de Copa, em vez da festa junina nós faríamos uma espécie de ‘festa das nações’ com os países que fossem participar da disputa. A ideia era envolver os alunos em uma pesquisa sobre os países participantes e no fim promover uma apresentação sobre o que eles aprenderam de cada país. O resultado não poderia ser melhor”, disse a coordenadora. 
O resultado, aliás, foi exposto a comunidade escolar no sábado, 23, um dia de reposição letivo, que geralmente tem pouca participação dos alunos. Mas dessa vez, a situação foi diferente. Além de cheia, a escola estava toda decorada não só com o verde e amarelo do Brasil, mas também com as cores de outros nove países.  
“São dez salas de aulas. Então sorteamos esses dez países e cada professor ficou responsável por uma sala em cada período. Então eles colocaram os alunos para descobrir as curiosidades de cada país, culinária, danças típicas, etc. Aí eles expuseram tudo que descobriram por meio de cartazes, apresentações e também danças. Foi tudo muito positivo”, completou Andreza.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');