Fernandópolis realiza Festa dos Motoristas no dia 28

CADERNO VIVA - 16:26:03
Fernandópolis realiza Festa dos Motoristas no dia 28

Fernandópolis vai manter a tradição de mais de três décadas com a celebração do Dia do Motorista e do padroeiro São Cristóvão. No calendário, o dia do motorista é celebrado em 25 de julho, quarta-feira, mas a festa ocorrerá no sábado, dia 28, mobilizando milhares de motoristas em busca da benção e proteção de São Cristóvão. 

Como é tradição, o ponto de concentração será na Praça da Brasilândia, defronte a Igreja São Luiz Gonzaga a partir das 17h30. O padre Luiz Marton, da Paróquia da Brasilândia fará a celebração religiosa com a benção das chaves e documentos, seguindo-se a carreata que sai do bairro, ingressa na Avenida Líbero de Almeida Silvares e termina na Rua São Paulo, ao lado da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, onde ocorre a benção dos veículos.  O evento é organizado em parceria pela Igreja Católica, Rádio Difusora e Rádio Educadora Santa Rita. 
Na Igreja Matriz, a benção dos veículos será conduzida pelo padre Natalino Sérgio de Araújo. 
De acordo com números do Detran/SP e Denatran, Fernandópolis tem cerca de 50 mil motoristas e quase 60 mil veículos, distribuídos entre automóveis, motos, motonetas, caminhonetes, caminhões, e ônibus, entre outros.
DIA DO MOTORISTA
O Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho. Esta data é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país.
A data coincide com o Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil. Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo”. De acordo com a lenda, São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis” e a entidade com mais poder no Universo.
Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.
Trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez, segundo a lenda, Cristóvão colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando. Cristóvão disse: “Parece que estou carregando o mundo nas costas”, então o menino respondeu: “Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportaste o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves”. 
Assim, São Cristóvão passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas. O Decreto nº 63.461, de 21 de outubro de 1968, oficializa o dia 25 de julho como o “Dia do Motorista” no Brasil.

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');