Parceria incentiva destinação do IR para o Centro Cultural de Fernandópolis

GERAL - 07:39:49
Parceria incentiva destinação do IR para o Centro Cultural de Fernandópolis

Foi aprovada e publicada em 2018 a autorização do Ministério da Cultura para que a ACIF - Associação Comercial de Fernandópolis - e a Secretaria Municipal de Cultura possam celebrar uma parceria de incentivo ao setor cultural na cidade, por meio da campanha “Respire Cultura”. Este trabalho garante a destinação de recursos por meio do imposto de renda para a manutenção de equipamentos do Centro Cultural de Fernandópolis, Teatro e Biblioteca. 
O incentivo fiscal na cultura é uma prática legítima e importante, que objetiva aquecer o mercado cultural e estimular o aporte de recursos privados no apoio à cultura. Ou seja, o governo abre mão de parte dos impostos, para que esses valores sejam investidos na Cultura.
“Precisamos de cerca de R$150 mil, recurso que será utilizado para melhorar o sistema de som e luz e adquirir piano, computador, entre outros aparelhos. Tudo isso para benefício de nossa população, por isso é necessário uma grande divulgação desta proposta”, destacou a secretária municipal de Cultura, Iraci Pinoti.
“É importante frisar que a Associação Comercial vai ser um agente divulgador deste projeto e que o empresário não vai pagar nada a mais por isso, ele só vai deixar em Fernandópolis o dinheiro do imposto que seria levado para outros municípios fique aqui e seja investido em melhorias para a área cultural”, disse Mateus Morales, presidente da Acif.
“É com muita satisfação que lançamos este projeto e agora vamos nos unir aos vereadores e agentes culturais da cidade para visitar os empresários em busca do apoio que precisamos para conseguir os recursos”, falou o prefeito André Pessuto.
TRANSPARÊNCIA E INCENTIVO
A Lei Rouanet possibilita que as empresas (pessoas jurídicas), desde que tributadas pelo Lucro Real, apliquem até 4% do Imposto de Renda devido em projetos culturais. Já as pessoas físicas, desde que façam a declaração completa do Imposto de Renda, podem aplicar até 6% do Imposto de Renda devido.
“É uma forma de democratizar o incentivo à cultura. Pessoas físicas ou empresas podem doar parte do recolhimento de seus impostos de forma transparente para o Centro Cultural de Fernandópolis, ajudando na manutenção e atualização de todos nossos equipamentos, o que garante a contratação de shows e eventos maiores com todo o complexo Cultural de Fernandópolis atualizado”, explicou Iraci Pinoti.
COMO SER UM INCENTIVADOR 
Mais informações sobre como ser um incentivador podem ser obtidas na Secretaria de Cultura que fica na Av. Milton Terra Verdi, 420, Jardim Santa Helena (fundos do Teatro Municipal), telefone: 3442-3797.

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');