Fique atento aos sintomas da Tuberculose.

ARTIGOS - 12:32:05
Fique atento aos sintomas da Tuberculose.

A cada ano mais de 70 mil pessoas são diagnosticadas com tuberculose no Brasil, cerca de 4,5 mil desses casos acabam em óbito. Apesar de ser vista por muitos como uma doença do passado, a tuberculose (TB) ainda é considerada um grande problema de saúde pública, uma vez que o foco transmissor está cada vez mais resistente aos medicamentos.

A transmissão ocorre de forma direta, ou seja, de um doente ao outro, principalmente pela via respiratória. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, pessoas com tuberculose ativa espalham no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Tuberculosis, a tuberculose afeta principalmente os pulmões, porém pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo os ossos e o sistema nervoso. Estima-se que cerca de 10% das pessoas infectadas vão desenvolver a forma ativa e contagiosa da doença em algum momento da vida.

SINTOMAS

A bactéria da tuberculose pode passar anos inativa no organismo, porém, quando a doença começa a se manifestar alguns sintomas podem ser observados.

  • Tosse contínua por mais de 15 dias, no início seca e depois com secreção esverdeada, amarelada ou com sangue
  • Cansaço excessivo e fraqueza
  • Dor torácica
  • Febre baixa geralmente no período da tarde
  • Falta de apetite e emagrecimento
  • Palidez

Em quadros mais evoluídos da doença, a vítima também pode apresentar dificuldade para respirar, eliminação de grande quantidade de sangue e colapso do pulmão.

DIAGNÓSTICO

O DB oferece aos seus clientes o teste de ANTICORPOS IGM ANTI MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS que serve como um importante complemento para o diagnóstico de tuberculose.

Lembrando que a presença de anticorpos não indica necessariamente infecção ativa ou recente e crianças tendem a apresentar níveis de anticorpos mais baixos, por isso é importante que o médico faça a associação com outros exames complementares e com os sintomas apresentados pelo paciente. Este exame também pode ser utilizado para avaliação da vacina BCG.

Laboratório Paulista

Laboratório Paulista

Av: Amadeu Bizelli - 1409 - Centro - Fernandópolis 

FONE: 17 - 3442 - 3002

www.laboratoriopaulista.com.br

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');