Saúde

Saúde prepara 600 alunos para ajudar na busca de casos suspeitos de hanseníase



Saúde prepara 600 alunos para ajudar  na busca de casos suspeitos de hanseníase

Durante dois dias, cerca de 600 alunos das escolas municipais de Fernandópolis participaram de ciclo de palestras ministradas pelo médico infectologista Dr. Márcio Gaggini. O objetivo é que eles ajudem na busca ativa de casos de hanseníase, disseminando as informações com familiares.

 “Nesta idade as crianças são bem atentas, observadoras e têm curiosidade em aprender. Foram muitas perguntas e tentamos, de uma maneira bem simples, explicar sobre a doença e o que elas devem fazer quando verem sinais de hanseníase em alguém”, disse o médico infectologista Márcio Gaggini.

Segundo o médico o objetivo é disseminar a informação. “Buscamos o diagnóstico precoce para evitar sequelas e controlar a doença. E isso leva tempo. São pelo menos cinco anos para quebrar o ciclo de contaminação”, enfatizou.

“Achei muito interessante eles abordarem a doença de uma forma bem fácil das crianças entenderem como diagnosticar casos na família e incentivarem na busca de ajuda em casos suspeitos”, disse a professora de ensino infantil, Ana Paula Silveira. 

Todo projeto foi coordenado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da equipe do CADIP, alunos da Universidade Brasil e Secretaria da Municipal da Educação.

O ministério da Saúde preconiza que o Programa Saúde na Escola trabalhe 14 ações nas escolas do município, com objetivo de levar prevenção, promoção à saúde e contribuir na formação integral dos estudantes durante o ano letivo. Dentre essas ações; destaca-se a Prevenção das Doenças Negligenciadas, que dentre suas temáticas relevantes tem a hanseníase, considerada uma doença infecciosa, contagiosa de evolução silenciosa, ainda prevalente no Brasil.