BASTIDORES

BASTIDORES



O ELEITOR...

que vai as urnas em outubro, na eleição de prefeito, vice-prefeito e vereadores, vai se deparar com um portfólio de novos partidos. Com o prazo de filiação partidária terminando (6 de abril), esses novos partidos estão na corrida frenética por novas lideranças. Querem novidades para apresentar aos eleitores.

ESSAS...

novas siglas, Avante, Agir, Podemos, Mobiliza, PRD e Novo, se juntarão  àquelas já veteranas na política local como União Brasil, MDB, PP, PSDB, PT, PSD, PL, Solidariedade, Republicanos e PSB. Todos na corrida por filiados. Dos novatos na cidade, alguns surgiram de fusões partidárias, casos do Podemos (PSC/Podemos) e PRD (PTB/Patriota).    

COM...

a janela eleitoral para os vereadores trocarem de partidos entrando na reta final, a movimentação de bastidores é grande. O prazo termina na sexta-feira, dia 5. Sair de um partido e migrar para outra agremiação exige sangue frio, que vale também para ex-vereadores que estão querendo voltar aos holofotes da política.

O FANTASMA...

que assombra os políticos na disputa por uma cadeira no legislativo é o “quociente eleitoral”. É essa fórmula matemática que define que um candidato com menos votos se elege e outro com mais votos fica de fora. No cálculo pesa a soma de votos do partido para definir o número de cadeiras. Daí a importância de se ter uma chapa equilibrada. Foi o que aconteceu com o PTB que elegeu três vereadores em 2020.

DECIDIR...

isso agora, a seis meses das eleições, é uma loteria, sorte ou azar. O quadro hoje, pode não ser o mesmo em julho/agosto, no período das convenções. Mas, como diz o velho jargão popular, o jogo é jogado e o lambari é pescado. Assim, os pré-candidatos tem mais alguns dias para decidirem onde irão se abrigar para ter direito ao concurso do voto popular.

QUEM...

apareceu no noticiário nos últimos dias foram os partidos PT, PL e PSB. O PT que está reorganizando a esquerda, que andou dispersa, e vai disputar as eleições com candidato a prefeito e chapa de vereadores. Fala-se no nome do ex-prefeito Adilson Campos, o vice que assumiu a cadeira preta do Paço Municipal com a morte do prefeito Newton Camargo em 2001.

O PL...

que vem mobilizando a direita local,  aposta em nomes como de Paulo Okuma e Marcos Mazeti. Esta semana lançou o PL Mulher para engrossar o movimento. E o PSB do vice-prefeito Artur Silveira que fez reunião na quinta-feira para organizar chapa de vereadores e fala em ter candidato a prefeito ou a vice em eventual composição.

REINA...

expectativa sobre os demais grupos políticos que incluem nomes como da ex-prefeita Ana Bim (PSD), Henri Dias (Solidariedade), além da própria definição de nome do grupo do prefeito André Pessuto (será mesmo Rodrigo Ortunho do Republicanos?). Mas, como disse Henri Dias em mensagem à redação: “aguardando acabar essa janela de filiação para começar a pré-campanha já sabendo em qual partido cada um estará”. É o que veremos...

Equipe A.C.G