BASTIDORES

ARTIGOS - 15:28:57

DIFICILMENTE...

o “Projeto dos Aumentos” vingará. Arquitetado por uma minoria, via emendas à Lei Orgânica do Município, para criar mais duas  vagas na Câmara e elevar  os subsídios do prefeito, vice, secretários municipais e dos próprios vereadores a partir de 2017,  está esbarrando em obstáculos impostos principalmente pela manifestação da população, totalmente contrária às propostas.

COM...

a decisão soberana do plenário, ocorrida na sessão do dia 10, imaginava-se ganha a parada por parte dos vereadores que apoiaram a iniciativa de Rogério Chamel (PSC) e Humberto Machado (PDT). Um vereador que pediu para não ser identificado confidenciou à coluna que partiram dos dois o pedido de apoio aos aumentos. A conferir.

QUEM...

acompanhou a discussão da Câmara em 2011, quando o Palácio 22 de Maio lotou para fazer valer o repúdio à proposta de aumentar de 10 para 15 o número de vereadores, Chamel bateu de frente com a Associação de Amigos, que não queria mais cadeiras no legislativo fernandopolense. Goela abaixo, o combativo vereador digeriu o meio termo, ou seja, 13 vereadores. Chamel voltou à carga e agora quer porque quer mais duas vagas.

ALGUNS...

entendem que Chamel quer dar o troco e mostrar à Associação de Amigos e a outros contrários, que a decisão de criar mais vagas é, exclusivamente, dos vereadores e não aceita ingerência de ninguém. Entendimento de outros, porém, deixa claro que Chamel que recebeu apenas 503 votos na eleição passada( o menos votado) quer mesmo concorrer à reeleição com chances ampliadas. Bem, e Machado, o quinto com 938 votos, está preocupado com o quê?

AS...

repercussões da votação às emendas são de profundo desgaste aos senhores vereadores. A população tem se manifestado unanimemente contrária aos aumentos (subsídios e cadeiras): pelo impacto financeiro, pela desnecessidade de mais vagas e – atentem – pela tramitação nada republicana da matéria, lida resumidamente no expediente e aprovada com dispensa de formalidades regimentais.

A SEMANA...

foi negativa para os vereadores que aprovaram as emendas: anúncio de veto da prefeita ao projeto de aumento de subsídios; entrevista do presidente da Associação de Amigos, Jesiel Macedo, ao repórter Ivan Gomes, da Rádio Difusora, contrário aos dois projetos; pedido de revogação do aumento de subsídios, protocolado  pelo vereador Maurilio Saves, quarta-feira, 25; declaração do presidente Chico Arouca à televisão, contra; e para “acabar”, a decisão da presidência da Câmara de Rio Preto, “enterrando” o projeto para aumentar vereadores.

DIANTE...

do quadro totalmente desfavorável, os vereadores de Fernandópolis precisam pensar muito sobre a segunda votação do projeto que trata do aumento de cadeiras, marcada para 5 de agosto, após recesso parlamentar. Sugestão: se não quiserem reconhecer tudo o que tem sido noticiado, que cada vereador faça uma pesquisa com 10 eleitores em seu reduto para saber a opinião deles sobre os inoportunos aumentos. Façam. 

 

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');