BASTIDORES

ARTIGOS - 15:39:08

QUEM...

deseja participar, das eleições municipais em 2 de outubro, deve ficar atento ao calendário eleitoral. Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral vai definir o teto de gastos dos candidatos, tendo como base os valores das eleições anteriores. O período de propaganda dos candidatos no rádio e TV foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto.

PRAZO...

para filiação a um novo prazo: 2 de abril. As convenções partidárias para escolha de candidatos e a deliberação sobre coligações devem acontecer de 20 de junho a 5 de agosto, e o registro de candidatos até 15 de agosto. Já a campanha eleitoral vai diminuir de 90 dias para 45 dias, começando em 16 de agosto.

AS PESQUISAS...

eleitorais de opinião pública, para divulgação nos meios de cominação já podem ser realizadas, desde que comunicadas pelas entidades e empresas especializadas com 5 dias de antecedência ao Juízo Eleitoral.

EM FERNANDÓPOLIS...

exceção da classe política, quase ninguém fala em eleições. Os pré-candidatos a prefeito ainda sondam o quadro em “circuito interno”, escondendo o jogo. Mas, já apareceu adesivo com mensagem indireta, camuflada de propaganda comercial.

UM...

advogado, muito competente, que já foi fera na política, anda circulando pela cidade distribuindo abraços( como sempre fez na vida ) e colhendo reciprocidade, principalmente da camada mais humilde da  população.Está na mídia, por conta de êxitos conquistados recentemente em instância superiores. É candidato? Legenda tem.

OS PRÉ-CANDIDADOS...

à sucessão municipal, tem um olho nos prazos da legislação eleitoral, e outro no custo da campanha. É que as eleições de 2016 serão financiadas exclusivamente por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário. Acabou, em parte, o investimento das empresas em troca de futuros negócios com o poder público.

SEM...

contar o grande desafio que o eleito terá para governar a cidade, considerando a curva descendente no gráfico dos repasses, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios. Para se ter uma ideia, o FPM para Fernandópolis teve queda superior a 30% nos últimos meses, ameaçando até o pagamento da folha de salários da prefeitura.

COMO...

a crise não dará trégua em 2016, os prefeitos amargarão dificuldades no resto de seus mandatos, e entregarão um verdadeiro abacaxi aos sucessores. Quem acha que na cadeira preta vai encontrar soluções mágicas para resolver os gravíssimos problemas financeiros, sugerimos, então, um curso intensivo com David Copperfield, mágico americano, que, entre tantas peripécias, já fez desaparecer a Estátua da Liberdade.

 

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');