BASTIDORES

ARTIGOS - 16:06:37

A JANELA...

partidária fechou-se ontem, 18, sem muitas novidades no cenário político de Fernandópolis. A Emenda Constitucional 91 abriu espaço para que políticos detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) pudessem mudar de partido sem a perda do cargo.

NOS...

primeiros dias da semana, apenas os vereadores Ademir de Almeida, Maurilio Saves e Arnaldo Pussoli, cogitavam troca de legendas. Almeida, resoluto em sair do PSDB, confirmou ingresso no  PSD. Saves, disposto a deixar o PRB, reconsiderava a nova situação, depois da anunciada saída do deputado Fausto Pinato do partido. Pussoli surpreendeu ao deixar o PT. Já assinou filiação no PROS.

AS MUDANÇAS...

na Câmara vão parando por aqui. André Pessuto e Gilberto Vian (DEM), Valdir Pinheiro e Neide Garcia (PP), Etore Baroni (PSDB), Chico Arouca (PRB), Gustavo Pinato (PPS), Humberto Machado (Solidariedade), Salvador de Castro (PDT) e Rogério Chamel (PSC), devem permanecer nos partidos pelos quais disputaram a eleição de 2012.

CERTAMENTE...

o que mudará muito será a formação das futuras coligações na comparação com a última eleição. No esparramo que se instalou com o desgaste da imagem do ex-prefeito Luiz Vilar, e a inabilidade política da prefeita Ana Bim, os vereadores – todos candidatos à reeleição - vão ter que explicar à população os motivos que determinaram tão baixo rendimento e esfacelamento dos dois grupos políticos.

PARA...

os estreantes é bom lembrar: quem quiser concorrer, deve se filiar a um partido político até o dia 2 de abril de 2016, ou seja, seis meses antes da data das eleições. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito.

AS CONVENÇÕES...

para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

COMO...

se vê o prazo para novas filiações esgota-se dentro de 15 dias. Os chefes de partidos correm atrás de pretendentes ao ingresso na política. O interesse pelo cargo já foi maior no passado, mas o salário de vereador continua sendo um grande atrativo. Os novatos contam com a baixa renovação da Câmara, o que lhes aumenta a chance de ficar entre os treze eleitos.

NA...

disputa majoritária, pré-candidatos estudam propostas, mas, ao que tudo indica, devem permanecer nos atuais partidos. Para alguns, a grande dúvida tem nome: puxada de tapete na última hora, ou seja, a negação de legenda na convenção. Quem conhece política, sabe que é preciso escolher bem os amigos, proteger as costas, para não reclamar a vida toda: “até tu, Brutus?”.

 

 

 

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');