BASTIDORES

EDISON... Rolim amou tanto a política que deu a ela 12 anos de sua vida....
ARTIGOS - 16:37:57

EDISON...

Rolim amou tanto a política que deu a ela 12 anos de sua vida. Foi prefeito no longínquo 1952, quando Fernandópolis vivia a adolescência de seus 13 anos.

AO...

completar o mandato em 1955, muitos de seus amigos imaginavam que Rolim fosse retornar aos negócios, em tempo integral. Ledo engano.

ANO...

seguinte estava na Câmara e cumpriu mandato legislativo até 1959. Sem intervalo, partiu para a campanha de prefeito novamente. Governou a cidade de 1960 a 1963.

AO...

oficializar a denominação da sede do legislativo “Palácio 22 de Maio Prefeito Edison Rolim”, terça-feira, a atual Câmara prestou justa homenagem ao cidadão que aqui constituiu família, foi comerciante de sucesso no setor cafeeiro e político atuante.

DOS...

doze prefeitos eleitos em Fernandópolis, seis passaram pela Câmara: Edison Rolim, Adhemar Monteiro Pacheco, Antenor Ferrari, Milton Edgard Leão, Armando José Farinazzo e Ana Bim. A outra metade não teve mandato parlamentar: Líbero de Almeida Silvares, Percy Waldir Semeghini, Leonildo Alvizi, Newton Camargo de Freitas, Rui Okuma e Luiz Vilar. (Nove já faleceram)

SALIENTE-SE...

que o vice-prefeito Adilsom Campos foi candidato a prefeito em 1996, não se elegeu, mas assumiu a prefeitura em 2002 com a morte de Camargo. Outro vice que assumiu em alguns momentos do governo Percy foi Jacob de Angelis Gaeti.

A HOMENAGEM...

ao político Edison Rolim não deixa dúvida quanto ao mérito, e nos remete à homenagem que o governo Milton Leão incluiu na programação do cinquentenário da cidade, em 1989. De comum acordo com a Câmara, todos os prefeitos receberam o título de cidadão fernandopolense.

AS...

duas homenagens, ligando passado ao presente, embora significativas, é pouco, se considerado o grau de merecimento dos nossos ilustres prefeitos. Basta percorrer os bairros para constatar a ausência do nome dos que já faleceram em ruas, avenidas, praças e prédios públicos. Quem recebeu delegação do povo através do voto popular, ocupando o cargo mais relevante do município, deveria receber o maior número de homenagens. Não é o que acontece, infelizmente.

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');