BASTIDORES

ARTIGOS - 08:35:07

 

A INVASÃO...

do espaço reservado ao público, aos transeuntes, por guias rebaixadas, sem critério e ao sabor da vontade de comerciantes, transforma calçadas em estacionamentos privados, dificultando o trânsito de pedestres em Fernandópolis, reduzindo drasticamente o número de vagas para veículos.

A SITUAÇÃO...

é tão abusiva, negligenciada ao logo dos anos por várias administrações do município, que vivenciamos nos dias de hoje um verdadeiro paradoxo: muito conforto para alguns comerciantes, privilegiados com estacionamento à porta de seus estabelecimentos, e muita dor de cabeça aos transeuntes e motoristas.

O ASSUNTO...

está diretamente ligado aos interesses da população, que tem cobrado providências do poder público. Na atual administração, a prefeita Ana Bim sancionou a Lei 4139, de 19 de dezembro de 20l3, adequando-a em 9 de junho 2014, pela Lei 4207, normatizando a questão das calçadas e guias rebaixadas.

AGORA...

o vereador André Pessuto quer melhorar a lei, sob consistente argumento de que “algumas empresas estão encontrando dificuldade de se adequarem. Estão saindo da área central e se instalando nos bairros”.

O PROJETO...

vai exigir que “garagens ou estacionamentos com capacidade superior a 30 vagas deverão ter acesso e saídas independentes ou em mão dupla, exceto quando destinados exclusivamente ao uso residencial”. Trata ainda das normas técnicas e legais de acessibilidade e tráfego de pedestres.

QUEM...

tiver condições de “fugir” para os bairros, tudo bem. Pobre de quem depende de ponto comercial, bem localizado, com aluguel caro para fazer fluir seus negócios. Vai ter que continuar convivendo com falta de espaço e constante reclamação de consumidores sem vagas para estacionar.

COMO...

a lei vigente não retroage, as guias rebaixadas em toda extensão do terreno, restringindo espaço para as calçadas, vão garantir ad aeternum amplo estacionamento para os veículos, que vai da sarjeta ao início do prédio, obrigando pedestres a caminhar pela rua.

NÃO...

se fez nada no passado que disciplinasse o rebaixamento de guias. Agora são poucos os espaços disponíveis, em que pese à criação da Zona Azul, estacionamento a 45graus, estacionamento privado e a generosidade do padre, que, por enquanto, está permitindo que os veículos ocupem a Praça da Matriz.

 

 

 

 

 

 

 

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');