Fies na região tem mais de 7 mil vagas

EDUCAÇÃO - 07:52:53
Felipe Nunes/Diário da Região
Fies na região tem mais de 7 mil vagas

Quem busca por uma chance de cursar o Ensino Superior em 2018, mas apenas esbarrou nas oportunidades oferecidas pelo Enem, Sisu e Prouni ainda tem a chance de participar do Fies, financiamento para fazer o curso superior em instituição particular. As inscrições estão abertas e os candidatos têm até o dia 22 de julho para formalizar o interesse no site.
De acordo com dado do site do Ministério da Educação, na região de Rio Preto são mais de 7 mil vagas disponíveis para diversos cursos nas áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Biológicas, Tecnologias, entre outras, com oportunidades para os municípios de Auriflama, Fernandópolis, José Bonifácio, Mirassol, Olímpia e Votuporanga. 
Os cursos com mais vagas são para área de Saúde como Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina. Em todo o País, são 155 mil vagas para o segundo semestre de 2018. Desse total, 50 mil oportunidades serão a juro zero.
A técnica de enfermagem Adrielle Pereira Ferreira da Silva, 24 anos, está de olho em uma das vagas para o curso de Letras, com habilitação em tradutor. Ela já fez a inscrição no site e agora está na expectativa para saber se sua solicitação será aprovada. "Faz tempo que planejava fazer faculdade, mas não estava me programando para começar esse ano. Com a oportunidade que surgiu, estou disposta a seguir com a ideia".
Desde o início do ano, os candidatos passaram a contar com um novo modelo de financiamento que agora divide o programa em duas diferentes modalidades, variáveis de acordo com a renda familiar de cada candidato. O Fies é voltado para candidatos cuja renda familiar per capita seja de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é a juro zero
Já o P-Fies é voltado para estudantes com renda per capita entre três e cinco salários mínimos. Nessa modalidade, o financiamento é feito de acordo com as condições oferecidas pelos agentes financeiros.
Além disso, para concorrer, os candidatos devem ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham média igual ou superior a 450 pontos, tendo obtido nota maior do que zero na redação.
O programa de financiamento é utilizado por candidatos que não possuem condições de arcar com as despesas totais das mensalidades, possibilitando financiamento parcial ou completo. "No momento, essa seria a única forma de cursar uma faculdade", completa Adrielle.
OLHO NA DATA
O resultado da seleção será publicado em 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão completar a inscrição entre 27 e 31 de julho e, em seguida, fechar a contratação do financiamento. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.
CRONOGRAMA 
Inscrições: 16 a 22 de julho
Resultado: 27 de julho
Complementação da inscrição: 27 a 31 de julho
Lista de espera (modalidade Fies): 1º a 24 de agosto
Total de Vagas: Mais de 7 mil vagas na região

 

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');