Presbiopia

ARTIGOS - 08:21:04

Presbiopia é uma condição ocular associada ao envelhecimento do olho humano caracterizada por diminuição progressiva da capacidade de focar nitidamente objetos a curta distância. Os sintomas mais comuns são dificuldade em ler textos com letras pequenas, ter que segurar o texto a ler cada vez mais longe, dores de cabeça e astenopia. O grau de cada problema varia de pessoa para pessoa. A presbiopia pode ser acompanhada por outros erros refrativos.

A presbiopia faz parte do processo natural de envelhecimento. A causa é o endurecimento do cristalino, que faz com que ao observar objetos a curta distância o olho foque a luz atrás da retina, em vez de na própria retina. A condição é um tipo de erro refrativo, tal como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. O diagnóstico é feito com um exame ocular.

O tratamento geralmente consiste em usar óculos. As lentes para correção de presbiopia têm maior potência na metade inferior. Em algumas pessoas, são suficientes os óculos de leitura adquiridos em superfícies comerciais.

Todas as pessoas com mais de 35 anos de idade estão em risco de desenvolver presbiopia e todas as pessoas acabam por ser afetadas em algum grau. A condição já é descrita pelo menos desde Aristóteles no século IV. No século XIII começaram a ser usadas lentes para corrigir o problema.

 

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades 

        OFTALMOLOGIA

R: Espirito Santo - 1431 - Centro 

   17 - 3442 - 6217

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');