Problemas oftalmológicos em crianças na idade escolar

ARTIGOS - 08:32:58
Problemas oftalmológicos em crianças na idade escolar

Aproximadamente 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos em decorrência de erros de refração, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, estrabismo e ambliopia. Alguns desses erros refrativos podem ser facilmente corrigidos com a prescrição de óculos e, quando não tratados, podem afetar o aprendizado, a personalidade e o comportamento na escola.

Alguns sinais indicam problemas nas crianças e devem ser observados, tais como: inquietação, proximidade dos objetos para enxergar, baixo rendimento escolar e ficar muito próximo da TV ao assistir.

Também merecem atenção sintomas como sensibilidade à luz ou lacrimejamento excessivo, fechar um olho para ler, assistir TV ou enxergar melhor, evitar atividades que exigem a visão de perto, como fazer a lição de casa; ou ainda as que exigem a visão de longe, como a prática de esportes e outras atividades de lazer.

Pelo menos 70% das causas de cegueira infantil podem ser evitadas ou possuem tratamento efetivo. O ideal é que a criança em idade escolar consulte o oftalmologista antes de entrar na escola, e, depois, a cada dois anos, se ela não tem problema de visão. Se tiver, ela deve ver o especialista anualmente.

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades

Soma Centro de Especialidades 

        OFTALMOLOGIA

R: Espirito Santo - 1431 - Centro 

   17 - 3442 - 6217

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');