Bastidores

ARTIGOS - 08:09:57

A REAL...

intenção de votos dos eleitores que as pesquisas não conseguiram captar vai compor um capítulo especial da história, toda vez que se tentar explicar a atípica eleição de 2018.

NUNCA...

errou-se tanto. Nomes de alguns candidatos ao governo de vários estados, que apareciam com passaporte garantido para o segundo turno foram alijados e para o lugar deles despontaram candidaturas que estavam na rabeira, segundo as pesquisas.

SÃO...

Paulo serve como exemplo. Em todas as pesquisas, a ordem sempre foi: Dória na frente, seguido de perto por Paulo Skaf. Ambos disputariam o segundo turno. O duelo com o ex-prefeito,no entanto, será com Márcio França.

EM...

Rio Preto, outras furadas das pesquisas. Quem poderia imaginar que o jornal Diário da Região viesse a publicar uma chamada de capa, com título tão devastador "Rio Preto fica a pé de deputados. Município terá apenas um representante na Câmara Federal e nenhum na Assembleia Legislativa". (Mais números da eleição na página...)

OS DEPUTADOS...

que não se elegeram, tentam encontrar explicações para o retumbante fracasso eleitoral. É certo que o tsunami bolsonarista puxou muitos nomes para lista dos eleitos. Mas, como disse um candidato, é preciso rever conceitos sobre a campanha. É preciso reavaliar o uso das redes sociais e sua importância.

PROTAGONISTA...

da maior derrota já sofrida pelo PSDB em uma eleição presidencial, Geraldo Alckmin, ao analisar o mapa geral de votação, deve constatar tristemente uma dura realidade: ter conseguido, em Fernandópolis, apenas 3.385 votos (9,70%), e Bolsonaro ter levado 20.984 - 60,16% dos votos fernandopolenses.

GRANDES...

figuras da política nacional não se reelegeram. Perderam suas cadeiras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O desejo de renovar levou de roldão alguns políticos que nunca honraram o mandato, sacrificando, porém, nomes de caráter que engrandeceram o Congresso Nacional.

FERNANDÓPOLIS...

também perdeu. Temos dois deputados até dezembro, e ficaremos apenas com um a partir de 2019. Nossa representatividade parlamentar diminuiu 50%, e a grande expectativa agora tem nome: segundo turno.

 

Alencar Cesar scandiuzi

Alencar Cesar scandiuzi

Jornalista e Radiodifusor

VEJA TAMBÉM

teste

ga('send', 'pageview');